
Acreage 2025 aponta para áreas menores de soja e milho, mas clima e condições continuam boas nos EUA
* Acreage traz áreas menores para soja e milho, mas sem impactos sobre Chicago
* Condições das lavouras norte-americanas continuam em bons níveis: milho atinge melhor índice desde 2018
* Clima deve continuar trazendo ambiente favorável nas próximas semanas
Acreage 2025: áreas de soja e milho sofrem reduções, enquanto área de trigo é elevada
O esperado relatório do USDA de “Área Plantada” (Acreage) da safra 2025/26 dos EUA, divulgado no dia 30 de junho, centralizou as atenções do mercado, mas não teve grandes impactos sobre os rumos dos contratos futuros de soja, milho e trigo negociados em Chicago.
Tal relatório é cercado de expectativas porque tem o potencial de trazer mudanças importantes nas áreas plantadas nos EUA em relação ao relatório de “Intenção de Plantio” (Prospective Plantings) divulgado em março, já que o relatório de junho é o primeiro que traz estimativas pós-período de plantio.
Apesar das expectativas, o relatório trouxe mudanças pouco relevantes, o que resultou em números considerados relativamente neutros para Chicago, mesmo com alguns ajustes em direções opostas às esperadas pelo mercado.
Área Plantada EUA 2025 - em milhões de acres

Fonte: Reuters, Hedgepoint
Área Plantada EUA 2025 vs Março vs Estimativas - em milhões de acres

Fonte: Reuters, Hedgepoint
No lado do milho, a expectativa média do mercado apontava para uma área de 95,350 milhões de acres, levemente superior ao relatório de março (95,326 milhões de acres). Entretanto, o USDA indicou uma área de 95,203 milhões de acres, com uma redução em relação a março. Mesmo com um viés diferente do esperado, não houve impactos importantes em Chicago, visto que o potencial produtivo ainda deve apontar para uma safra recorde na temporada 2025/26.
Em relação à soja, enquanto o mercado esperava por uma área de 83,655 milhões de acres, superior a março (83,495 milhões de acres), o USDA indicou uma área de 83,380 milhões de acres, também com um corte em relação a primeira estimativa. Da mesma forma que no milho, apesar do viés diferente do esperado o novo número teve pouco impacto sobre Chicago, mesmo com uma possível pequena redução no potencial produtivo norte-americano, que neste momento já aponta para uma produção menor que na temporada 2024/25.
No caso do trigo, o mercado esperava por uma área de 45,438 milhões de acres, levemente superior a março (45,350 milhões de acres). O USDA confirmou o viés de aumento, mas trouxe uma área de 45,478 milhões de acres, superior à esperada. O novo número também teve pouco impacto sobre Chicago.
De uma forma geral, o relatório de Área Plantada continuou apontando para áreas de soja e trigo menores e uma área de milho maior em relação a temporada 2024/25, sem grandes mudanças para as estimativas atuais de produção.
Daqui para frente, o mercado deve acompanhar de perto o clima para o desenvolvimento da nova safra, com atenção especial às condições das lavouras norte-americanas nos próximos 60 dias.
Condições das Lavouras EUA: índices melhoram no milho e ficam estáveis na soja
O relatório semanal do USDA de atualização das condições das lavouras norte-americanas da temporada 2025/26 indicou uma melhora relevante nos índices para o milho e estabilidade nos índices da soja na última semana de junho, chamando a atenção do mercado.
Segundo o USDA, até o dia 29 de junho 73% das lavouras de milho estavam em boas ou excelentes condições, registrando o melhor índice dessa temporada e o melhor índice desde a temporada 2018/19 para esta época do ano. Na semana passada, o percentual era 70%. Em mesmo período do ano passado, o percentual era 67%. Por enquanto, os níveis atuais apontam para uma safra cheia e possivelmente recorde nesta temporada, o que ampara o sentimento “baixista” para Chicago nas próximas semanas.
Millho EUA - Condições das Lavouras - em 29 de junho - em %

Fonte: USDA, Hedgepoint
Milho - Condições - Top 10 Estados e EUA - em %

Fonte: USDA, Hedgepoint
Em relação a soja, o USDA indicou que 66% das lavouras norte-americanas estavam em boas ou excelentes condições. Na semana anterior, o percentual também era 66%, enquanto em mesmo período do ano passado o percentual era 67%. Chama a atenção que enquanto no milho houve melhora, na soja houve manutenção dos índices. Neste momento, os níveis atuais indicam uma safra sem grandes problemas, mas com espaço para reduções no potencial produtivo estimado atualmente pelo USDA.
Soja EUA - Condições das Lavouras - em 29 de junho - em %

Fonte: USDA, Hedgepoint
Soja - Condições - Top 10 Estados e EUA - em %

Fonte: USDA, Hedgepoint
Clima: regularidade e previsões positivas para as próximas duas semanas
A situação climática continua sendo considerada bastante positiva no cinturão produtor norte-americano, trazendo um ambiente favorável para o desenvolvimento das lavouras.
Nesta última semana, no período entre os dias 29 de junho e 5 de julho, houve registro de chuvas na maioria dos principais estados produtores, o que pode resultar em uma melhora nas condições das lavouras de soja e milho na próxima atualização do USDA (segunda-feira, 7).
Mapa Climático - Precipitação Acumulada - 29 de junho a 5 de julho - em mm

Fonte: NOAA
Os mapas de previsões apontam agora para um período de umidade relevante em todo o cinturão produtor entre os dias 6 e 12 de julho, o que deve voltar a trazer um bom ambiente para as lavouras.
Já no período entre os dias 13 e 19 de julho, as chuvas devem continuar a atingir todo o cinturão, mas em níveis menores que na semana anterior.
Mapa Climático - Previsão de Precipitação Acumulada - 6 a 12 de julho - em mm

Fonte: NOAA
Mapa Climático - Previsão de Precipitação Acumulada - 13 a 19 de julho - em mm

Fonte: NOAA
Inteligência de Mercado – Grãos e Oleaginosas
Escrito por Luiz F. Roque
Ignacio.Espinola@hedgepointglobal.com
www.hedgepointglobal.com
Aviso legal
Este documento foi preparado pela Hedgepoint Schweiz AG e suas afiliadas (“Hedgepoint”) exclusivamente para fins informativos e instrutivos, sem a intenção de criar obrigações ou compromissos com terceiros. Não se destina a promover ou solicitar uma oferta de venda ou compra de quaisquer valores mobiliários, commodity interests ou produtos de investimento.
A Hedgepoint e suas associadas renunciam expressamente a qualquer responsabilidade pelo uso das informações contidas neste documento que resulte, direta ou indiretamente, em qualquer tipo de dano. As informações são obtidas de fontes que acreditamos serem confiáveis, mas não garantimos a atualidade ou precisão dessas informações.
O trading de commodity interests, como futuros, opções e swaps, envolve um risco substancial de perda e pode não ser adequado para todos os investidores. Você deve considerar cuidadosamente se esse tipo de negociação é adequado para você, levando em conta sua condição financeira. O desempenho passado não é necessariamente indicativo de resultados futuros. Os clientes devem confiar em seu próprio julgamento independente e/ou consultar seus consultores antes de realizar qualquer transação.
A Hedgepoint não fornece consultoria jurídica, tributária ou contábil, sendo de sua responsabilidade buscar essas orientações separadamente.
A Hedgepoint Schweiz AG está organizada, constituída e existente sob as leis da Suíça, é afiliada à ARIF, a Associação Romande des Intermédiaires Financiers, que é uma Organização de Autorregulação autorizada pela FINMA. A Hedgepoint Commodities LLC está organizada, constituída e existente sob as leis dos Estados Unidos, sendo autorizada e regulada pela Commodity Futures Trading Commission (CFTC) e é membro da National Futures Association (NFA), atuando como Introducing Broker e Commodity Trading Advisor. A HedgePoint Global Markets Limited é regulada pela Dubai Financial Services Authority. O conteúdo é direcionado a Clientes Profissionais e não a Clientes de Varejo. A Hedgepoint Global Markets PTE. Ltd está organizada, constituída e existente sob as leis de Singapura, isenta de obter uma licença de serviços financeiros conforme o Segundo Anexo do Securities and Futures (Licensing and Conduct of Business) Act, pela Monetary Authority of Singapore (MAS). A Hedgepoint Global Markets DTVM Ltda. é autorizada e regulada no Brasil pelo Banco Central do Brasil (BCB) e pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM). A Hedgepoint Serviços Ltda. está organizada, constituída e existente sob as leis do Brasil. A Hedgepoint Global Markets S.A. está organizada, constituída e existente sob as leis do Uruguai.
Em caso de dúvidas não resolvidas no primeiro contato com o atendimento ao cliente (client.services@hedgepointglobal.com), entre em contato com o canal de ouvidoria interna (ombudsman@hedgepointglobal.com – global ou ouvidoria@hedgepointglobal.com – apenas Brasil) ou ligue para 0800-8788408 (apenas Brasil).
Integridade, ética e transparência são valores que guiam nossa cultura. Para fortalecer ainda mais nossas práticas, a Hedgepoint possui um canal de denúncias para colaboradores e terceiros via e-mail ethicline@hedgepointglobal.com ou pelo formulário Ethic Line – Hedgepoint Global Markets.
“HedgePoint” e o logotipo “HedgePoint” são marcas de uso exclusivo da HedgePoint e/ou de suas afiliadas. O uso ou reprodução é proibido, a menos que expressamente autorizado pela HedgePoint.
Além disso, o uso de outras marcas neste documento foi autorizado apenas para fins de identificação. Isso, portanto, não implica quaisquer direitos da HedgePoint sobre essas marcas ou implica endosso, associação ou aprovação pelos proprietários dessas marcas com a HedgePoint ou suas afiliadas.
Fale conosco
-
hedgepointhub.support@hedgepointglobal.com
-
ouvidoria@hedgepointglobal.com
-
Rua Funchal, 418, 18º andar - Vila Olímpia São Paulo, SP, Brasil