
Relatório Semanal Energia - 2023 10 23
Mais petróleo venezuelano ajuda, mas não é suficiente para resolver o déficit do mercado
Introdução
Figura #1: Produção de Petróleo Bruto da Venezuela e WTI

Fonte: OPEC, Bloomberg
A Venezuela pode ajudar a reduzir o déficit de petróleo bruto, mas isso levará tempo
Recentemente, em 18 de outubro, os Estados Unidos anunciaram o remoção das proibições de comércio do país, o que poderia resultar em um aumento da oferta de petróleo em um mercado que enfrenta escassez.
No entanto, é importante notar que os impactos podem ser limitados, uma vez que a produção atual da Venezuela, que estava em 733.000 barris por dia em setembro, representa apenas uma fração dos 2,4 milhões de barris por dia que o país produzia em 2016.
Fatores como subinvestimento, má manutenção, crises econômicas e sanções ocidentais reduziram significativamente a capacidade de produção de petróleo da Venezuela. Agora, com um acordo com Washington, a Venezuela tem a oportunidade de investir em seu parque energético e aumentar sua produção, mas isso levará tempo.
Figura #2: Exportações de Petróleo Bruto da Venezuela por Mar (Milhões de barris por dia)

Fonte:Esses números são provenientes do aplicativo de rastreamento de navios da Refinitiv. Essas cifras indicativas podem não corresponder aos dados oficiais publicados posteriormente.
Figura 3: Preços do Petróleo Bruto vs. Produção da OPEP (milhões de barris)

Fonte: OPEP, Refinitiv
Os preços do petróleo continuam a subir
Figura 3: Prêmio Mais Alto para Contratos de WTI Mais Próximos (Diferença em USD)

Fonte: hEDGEpoint, EIA
Em Resumo
Embora os riscos altistas superem os riscos baixistas para o complexo de energia, é importante mencionar que ainda estamos em um ambiente de taxas de juros elevadas, com inversão nas taxas de juros dos títulos do Tesouro dos EUA de 2 anos e 10 anos, o que poderia levar o país a uma recessão a médio prazo.
Relatório Semanal — Energia
Escrito por Victor Arduin
victor.arduin@hedgepointglobal.com
Revisado por Alef Dias
alef.dias@hedgepointglobal.com
www.hedgepointglobal.com
Aviso legal
Este documento foi preparado pela hEDGEpoint Global Markets LLC e suas afiliadas (‘HPGM”) de forma exclusiva para fins informativos e instrutivos, sem a finalidade de instituir obrigações ou compromisso com terceiros, bem como, não pretende promover oferta, ou solicitação de oferta, de venda ou compra relativos a quaisquer valores mobiliários ou produtos de investimento. A HPGM e seus associados se eximem expressamente de qualquer uso das informações aqui contidas, que derivem prejuízos ou danos de forma direta ou indireta de qualquer espécie. Em caso de dúvidas não resolvidas na primeira instância de contato com o cliente (client.services@hedgepointglobal.com), entre em contato com nosso canal interno de ouvidoria (ouvidoria@hedgepointglobal.com) ou 0800-878-8408 (somente para clientes no Brasil).
Fale conosco
-
hedgepointhub.support@hedgepointglobal.com
-
ouvidoria@hedgepointglobal.com
-
Rua Funchal, 418, 18º andar - Vila Olímpia São Paulo, SP, Brasil