Nov 21 / Victor Arduin

Relatório Semanal Energia - 2023 11 20

Os preços dos RINs caem no segundo semestre de 2023

  • Notavelmente, o mercado de RINs testemunhou uma volatilidade considerável nos últimos meses, refletindo em grande parte os custos mais baixos do óleo de soja e o aumento da produção de diesel renovável.
  • Um dos principais efeitos do aumento da oferta de óleo de soja no mercado é a redução das margens de BO-HO, o que resulta em preços mais baixos de RIN.
  • Além disso, espera-se que a capacidade de produção de diesel renovável dos EUA em 2023 ultrapasse a capacidade de produção de biodiesel pela primeira vez.

Introdução

O mercado de RINs (Números de Identificação Renovável) sofreu uma queda significativa na última parte de 2023, com a categoria D4 caindo mais de 50% no acumulado do ano.

Esse declínio é atribuído a uma redução do spread BO-HO, ou seja, o diferencial de preço entre o óleo de soja e o óleo para aquecimento, além de um aumento na produção de diesel renovável.

O diesel renovável é importante no contexto de oferta de créditos de carbono porque cada galão colocado no mercado gera mais RINs do que biodiesel. Isso ocorre porque o diesel renovável tem uma redução de emissões de gases de efeito estufa maior do que o biodiesel.
Figura 1: Preços de RINs de diesel e etanol à base de biomassa (RIN/USG)

Fonte: Refinitiv

Figura 2: Diesel à base de biomassa EUA (RIN/USG)

Fonte: Refinitiv

As margens de BOHO diminuíram consideravelmente nos últimos meses

Um dos indicadores mais importantes para o setor de biodiesel é o spread BO-HO, uma medida que representa os custos e as margens para a mistura e produção de um combustível renovável no mercado. Quanto maior o spread, maior o custo de produção do biodiesel a partir do óleo de soja, o que, consequentemente, aumenta o preço dos RINs. Por outro lado, como vem ocorrendo, um spread menor, a exemplo dos baixos valores do óleo de soja, torna os RINs mais baratos no mercado.

Desde julho deste ano, foi observado um declínio significativo na relação BO-HO, refletindo os fundamentos do mercado nos complexos agrícola e energético.

Figura #3: Preços da soja e do óleo para aquecimento no primeiro mês (gal/USD)

Fonte: Refinitiv

Um dos motivos é a expectativa de produção recorde de óleo de soja no Brasil na safra 2023/24, em que a maior disponibilidade do produto resulta em pressão baixista sobre os seus preços, como mostra o gráfico acima. Outro motivo é que os preços do óleo para aquecimento têm caído com menor intensidade, refletindo os baixos estoques nos Estados Unidos e a resiliência de sua economia.

Enquanto isso, o óleo de palma, um substituto do óleo de soja, também apresenta alta oferta no mercado, oferecendo pouco suporte para a valorização do óleo de soja. Portanto, nas próximas semanas, principalmente se o óleo para aquecimento continuar resiliente, possivelmente refletindo as medidas da OPEP, é provável que haja uma redução adicional da relação BO-HO.

Produção sem precedentes de diesel renovável nos Estados Unidos

Os Estados Unidos fizeram desenvolvimentos significativos em seu setor de diesel renovável. Em 2023, de acordo com a Energy Information Administration (EIA), a capacidade de produção do país para diesel renovável e outros biocombustíveis atingiu 3 bilhões de galões por ano, ultrapassando a capacidade de produção de biodiesel pela primeira vez.

Se, por um lado, esse é um passo significativo na transição energética, por outro lado, a produção de diesel renovável também tem sido uma das razões por trás do aumento acentuado de RINs no mercado. Enquanto o biodiesel é uma mistura de combustíveis fósseis com combustíveis renováveis, o diesel renovável não é feito com combustíveis fósseis. Por isso, o diesel renovável gera 13% mais RINs do que o biodiesel por galão misturado.

Figura #5: Produção mensal de diesel e biodiesel renováveis (Milhões de galões)

Em Resumo

É importante observar que o complexo energético tem enfrentado grande volatilidade. Nas últimas semanas, o custo do petróleo caiu significativamente, o que é o principal insumo na produção de destilados médios, como o óleo para aquecimento.

Os fortes dados da economia americana e os baixos estoques de destilados médios no país estão mantendo as expectativas altistas para esse produto. Entretanto, é possível que haja uma revisão dessa tendência, especialmente com as preocupações crescentes sobre o consumo de energia da China e uma possível recessão na Europa.

Assim, se houver uma queda nos preços do óleo para aquecimento, poderá haver um aumento na relação BO-HO, o que pode gerar um impacto altista no mercado de RINs. Nesse contexto, as repercussões das ações da OPEP, que poderão ser anunciadas em 26 de novembro, serão cruciais para determinar a ação dos preços dos produtos refinados de petróleo nos próximos meses.

Relatório Semanal — Energia

Escrito por Victor Arduin
victor.arduin@hedgepointglobal.com

Revisado por Livea Coda
livea.coda@hedgepointglobal.com

www.hedgepointglobal.com

Aviso legal

Este documento foi preparado pela hEDGEpoint Global Markets LLC e suas afiliadas (‘HPGM”) de forma exclusiva para fins informativos e instrutivos, sem a finalidade de instituir obrigações ou compromisso com terceiros, bem como, não pretende promover oferta, ou solicitação de oferta, de venda ou compra relativos a quaisquer valores mobiliários ou produtos de investimento. A HPGM e seus associados se eximem expressamente de qualquer uso das informações aqui contidas, que derivem prejuízos ou danos de forma direta ou indireta de qualquer espécie. Em caso de dúvidas não resolvidas na primeira instância de contato com o cliente (client.services@hedgepointglobal.com), entre em contato com nosso canal interno de ouvidoria (ouvidoria@hedgepointglobal.com) ou 0800-878-8408 (somente para clientes no Brasil).

Para acessar esse relatório, você precisa ser um assinante.