Relatório Semanal Energia - 2023 12 04
Após atraso, OPEP+ pode anunciar medidas de suporte aos preços do petróleo
- Depois de alguns pregões de alta volatilidade devido ao adiamento da reunião da OPEP+, espera-se WTI e Brent busquem ganhos com anúncios dos principais países produdores de petróleo.
- As cotas de produção para membros do continente africano são um dos principais pontos de discordância na OPEP+. No entanto, um acordo deve ser alcançado em 30 de novembro.
- O ambiente macroeconômico para 2024 parece ser mais favorável para o complexo energético, mas persistem riscos significativos no lado da demanda, exigindo ações da OPEP+ para sustentar os preços.
Introdução
Figura #1: Produção da OPEP versus WTI
Fonte: Refinitiv
Membros da OPEP+ se concentram no nível de produção para 2024
Os preços do petróleo tiveram uma semana de altos e baixos, indicando um sentimento cauteloso em relação à commodity. O adiamento da reunião da OPEP+ sugere um desalinhamento entre os países membros, especialmente os da África. A política de produção desses membros para o próximo ano está em jogo.
É necessário que a OPEP+ chegue a um acordo sobre a extensão dos cortes de produção para 2024, dado o cenário de consumo de energia altamente incerto para o próximo ano.
Devido ao fato de alguns países não terem cumprido suas cotas, a reunião da OPEP+ em julho estabeleceu consultores independentes para avaliar a capacidade desses países de cumprir a produção estipulada.
Figura #2: Produção e capacidade de petróleo bruto da OPEP em outubro (milhões de bpd)
Fonte: OPEP
Figura 3: Produção de petróleo bruto dos países membros africanos da OPEP (milhões de bpd)
Fonte: Refinitiv
O adiamento da reunião da OPEP+ intensificou o volume de opções de venda no mercado
Enquanto isso, o atraso da reunião da OPEP+ teve um impacto significativo no mercado de derivativos. Se a reunião tivesse sido realizada em 26 de novembro, conforme programado originalmente, os detentores de opções sobre o Brent poderiam ter capturado as flutuações do mercado exercendo seus direitos até 27 de novembro. Entretanto, agora, os participantes do mercado precisarão usar opções de outros meses.
Garantir a proteção contra flutuação dos preços do petróleo bruto é crucial para os produtores que estão enfrentando desafios devido aos dados econômicos fracos da China e aos riscos de uma recessão na Europa. Esses fatores representam desafios significativos no lado da demanda. A ausência de um acordo entre os membros da OPEP+ pode resultar em um mercado de petróleo bruto com excesso de oferta, intensificando a perspectiva de baixa para 2024.
Figura #4: Volume de opções de venda do Brent (contratos)
Fonte: OPEP
Fonte: Refinitiv
Em Resumo
Relatório Semanal — Energia
Escrito por Victor Arduin
victor.arduin@hedgepointglobal.com
Revisado por Pedro Schicchi
pedro.schicchi@hedgepointglobal.com
www.hedgepointglobal.com
Aviso legal
Este documento foi preparado pela hEDGEpoint Global Markets LLC e suas afiliadas (‘HPGM”) de forma exclusiva para fins informativos e instrutivos, sem a finalidade de instituir obrigações ou compromisso com terceiros, bem como, não pretende promover oferta, ou solicitação de oferta, de venda ou compra relativos a quaisquer valores mobiliários ou produtos de investimento. A HPGM e seus associados se eximem expressamente de qualquer uso das informações aqui contidas, que derivem prejuízos ou danos de forma direta ou indireta de qualquer espécie. Em caso de dúvidas não resolvidas na primeira instância de contato com o cliente (client.services@hedgepointglobal.com), entre em contato com nosso canal interno de ouvidoria (ouvidoria@hedgepointglobal.com) ou 0800-878-8408 (somente para clientes no Brasil).
Fale conosco
-
hedgepointhub.support@hedgepointglobal.com
-
hedgepointhub.ouvidoria@hedgepointglobal.com
-
Rua Funchal, 418, 18º andar - Vila Olímpia São Paulo, SP, Brasil