Relatório Semanal Energia - 2024 01 22
Em mercados voláteis, o clima também influencia os preços do petróleo
- A Dakota do Norte tem recebido atenção especial do mercado; as baixas temperaturas têm afetado a produção de petróleo e gás no estado, aumentando a percepção de um balanço mais apertado nos EUA.
- Além disso, as tensões no Oriente Médio continuam crescendo com a escalada da crise do Mar Vermelho e o conflito aberto entre o Irã e o Paquistão.
- Como resultado desses eventos, os principais índices de referência fecharam a semana com ligeiros ganhos, com o WTI encerrando a US$ 73,41 (+1,0%) e o Brent a US$ 0,27 (+0,34%).
Introdução
Fonte: Bloomberg
Fonte: Refinitiv
Clima extremo afeta a produção de petróleo bruto na Dakota do Norte
A produção de gás natural, essencial para a rede elétrica do país, também foi duramente atingida. O clima frio congelou os poços de gás, causando a menor produção em 11 meses na semana passada. A recuperação aos níveis normais pode levar mais um mês. Isso levou o balanço energético um pouco mais em direção ao déficit, provavelmente pressionando os estoques de petróleo bruto e aumentando as retiradas do armazenamento subterrâneo de gás nos Estados Unidos.
Figura 3: Spread WTI 1° - 2° mês (USD/bbl)
Fonte: Refinitiv, hEDGEpoint
Figura 4: Spread Brent 1° - 2° mês (USD/bbl)
Fonte: Refinitiv
Conflito no Mar Vermelho traz mais volatilidade ao mercado de petróleo bruto
Figura 5: Taxa de referência de frete de contêineres da WCI por caixa de 40 pés (USD)
Fonte: Bloomberg
Em Resumo
Relatório Semanal — Energia
Escrito por Victor Arduin
victor.arduin@hedgepointglobal.com
Revisado por Livea Coda
livea.coda@hedgepointglobal.com
www.hedgepointglobal.com
Aviso legal
Este documento foi preparado pela hEDGEpoint Global Markets LLC e suas afiliadas (‘HPGM”) de forma exclusiva para fins informativos e instrutivos, sem a finalidade de instituir obrigações ou compromisso com terceiros, bem como, não pretende promover oferta, ou solicitação de oferta, de venda ou compra relativos a quaisquer valores mobiliários ou produtos de investimento. A HPGM e seus associados se eximem expressamente de qualquer uso das informações aqui contidas, que derivem prejuízos ou danos de forma direta ou indireta de qualquer espécie. Em caso de dúvidas não resolvidas na primeira instância de contato com o cliente (client.services@hedgepointglobal.com), entre em contato com nosso canal interno de ouvidoria (ouvidoria@hedgepointglobal.com) ou 0800-878-8408 (somente para clientes no Brasil).
Fale conosco
-
hedgepointhub.support@hedgepointglobal.com
-
hedgepointhub.ouvidoria@hedgepointglobal.com
-
Rua Funchal, 418, 18º andar - Vila Olímpia São Paulo, SP, Brasil