Relatório Semanal Energia - 2024 02 12
Importância do GNL americano no mercado global
- Por conta do aumento da produção de gás natural nos últimos anos, grande parte proveniente da exploração do gás de xisto, os Estados Unidos alcançaram o status de maior exportador de GNL (gás natural liquefeito), superando países como Catar e Austrália.
- Nos próximos anos, novos projetos devem permitir um incremento de 63 milhões de toneladas na produção. Contudo, com a decisão de suspensão de novas licenças de exportações, os EUA podem reduzir o investimento em capacidade de produção, restringindo o crescimento da disponibilidade de GNL em face da sua crescente demanda e importância para a transição energética.
- A menor capacidade de exportações nos próximos anos é um risco para o mercado europeu, bastante dependente da importação de GNL para atender sua demanda interna.
Introdução
Fonte: Bloomberg
Fonte: EIA
Sem impactos significativos no mercado de GNL a curto prazo
Se por um lado a suspensão poderá ajudar reduzir preços no curto prazo, talvez no longo prazo tenha o efeito inverso, pois desincentivará investimentos. Algumas análises citam montantes em torno de US$ 100 bilhões em 2023. Ademais, o gás natural é uma importante commodity no contexto da transição energética, resultando em uma crescente demanda nos últimos anos. Apesar de emitir gases que prejudicam o meio ambiente, é uma fonte de energia mais limpa quando comparada com outros combustíveis fósseis.
Figura 3: EUA - Exportações Líquidas de GNL
Fonte: Refinitiv
Atividade econômica deverá incentivar consumo por GNL em 2024
Figura 4: Principais Referências de Gás Natural
Fonte: Refinitiv
Distribuidoras brasileiras adotam indexação ao Henry Hub para estabilizar custos diante da volatilidade
Em Resumo
Recentemente, os preços têm convergido para níveis mais baixos após anos de forte valorização. Embora essa medida possa ajudar a estabilizar os preços nos Estados Unidos, outras regiões podem enfrentar pressão de alta com menos GNL disponível no mercado no futuro.
Relatório Semanal — Energia
Escrito por Victor Arduin
victor.arduin@hedgepointglobal.com
Revisado por Livea Coda
livea.coda@hedgepointglobal.com
www.hedgepointglobal.com
Aviso legal
Este documento foi preparado pela hEDGEpoint Global Markets LLC e suas afiliadas (‘HPGM”) de forma exclusiva para fins informativos e instrutivos, sem a finalidade de instituir obrigações ou compromisso com terceiros, bem como, não pretende promover oferta, ou solicitação de oferta, de venda ou compra relativos a quaisquer valores mobiliários ou produtos de investimento. A HPGM e seus associados se eximem expressamente de qualquer uso das informações aqui contidas, que derivem prejuízos ou danos de forma direta ou indireta de qualquer espécie. Em caso de dúvidas não resolvidas na primeira instância de contato com o cliente (client.services@hedgepointglobal.com), entre em contato com nosso canal interno de ouvidoria (ouvidoria@hedgepointglobal.com) ou 0800-878-8408 (somente para clientes no Brasil).
Fale conosco
-
hedgepointhub.support@hedgepointglobal.com
-
hedgepointhub.ouvidoria@hedgepointglobal.com
-
Rua Funchal, 418, 18º andar - Vila Olímpia São Paulo, SP, Brasil