Relatório Semanal Energia - 2024 03 11
Com a chegada de março, o que você precisa saber sobre a gasolina nos EUA?
- As perspectivas para a gasolina estão melhorando rapidamente nos Estados Unidos, à medida que nos aproximamos do fim do inverno e do início do alto movimento nas estradas (Driving Season). Na semana passada, a procura de gasolina ultrapassou os 9 milhões de bpd pela primeira vez em 2024, registando um aumento de +546 mil bpd na variação semanal.
- Não só estão surgindo sinais de maior procura, como também os fundamentos baixista do lado da oferta estão gradualmente sendo removidos do mercado, uma vez que os estoques foram agressivamente consumidos nas últimas semanas.
- A atividade de refino nos Estados Unidos enfrentou desafios durante este inverno, o que resultou numa menor utilização e, consequentemente, numa redução da produção de derivados do petróleo.
- Apesar disso, há riscos a serem considerados, como o atual nível da política monetária, que continua bastante restritivo, e um possível adiamento das reduções das taxas de juro na maior economia do mundo.
Introdução
Fonte: EIA
Fonte: EIA
A demanda de gasolina ultrapassa os 9 milhões de bpd pela primeira vez em 2024
Se, do lado da procura, os dados mostram um cenário de alta, do lado da oferta, alguns fundamentos de baixa começaram a dissipar-se. Os grandes estoques constituíam o principal obstáculo à subida dos preços do RBOB. Até agora, os estoques de gasolina aumentaram pouco mais de 1% em 2024, uma das menores acumulações dos últimos anos e, em fevereiro, mais de 14 milhões de barris foram retirados dos invetários. O consumo de gasolina aumenta naturalmente à medida que nos aproximamos da Driving Season nos Estados Unidos, mas as perdas de produção devidas as paradas não planejadas das refinarias estão impactando o mercado.
Figura 3: EUA - Procura semanal de gasolina (M bpd)
Fonte: EIA
A atividade de refino nos Estados Unidos enfrenta desafios
Com a menor produção de derivados de petróleo entrando no mercado, os estoques foram consumidos nas últimas semanas. Os inventários de destilados médios estão em mínimas históricas, 10% abaixo da média dos últimos 5 anos, mas espera-se que a pressão altista sobre os preços seja restrita à medida que nos aproximamos do fim do inverno, reduzindo a procura de heating oil. Quanto à gasolina, cujos estoques estão 2% abaixo da média dos últimos 5 anos, há margem para uma valorização significativa. Em 2024, o RBOB, o contrato de futuros de referência para a gasolina, registou um aumento de +20% ($0,43 por galão).
Figura 4: EUA - Utilização das refinarias (%)
Fonte: EIA
Em Resumo
No entanto, ainda existe um risco considerável de que a redução das taxas de juros americanas seja adiada. Uma mudança nos ventos econômicos favoráveis poderia ter um impacto dramático no consumo de gasolina este ano. Embora não seja o cenário mais provável, este é um risco presente no complexo energético.
Relatório Semanal — Energia
Escrito por Victor Arduin
victor.arduin@hedgepointglobal.com
Revisado por Livea Coda
livea.coda@hedgepointglobal.com
www.hedgepointglobal.com
Aviso legal
Este documento foi preparado pela hEDGEpoint Global Markets LLC e suas afiliadas (‘HPGM”) de forma exclusiva para fins informativos e instrutivos, sem a finalidade de instituir obrigações ou compromisso com terceiros, bem como, não pretende promover oferta, ou solicitação de oferta, de venda ou compra relativos a quaisquer valores mobiliários ou produtos de investimento. A HPGM e seus associados se eximem expressamente de qualquer uso das informações aqui contidas, que derivem prejuízos ou danos de forma direta ou indireta de qualquer espécie. Em caso de dúvidas não resolvidas na primeira instância de contato com o cliente (client.services@hedgepointglobal.com), entre em contato com nosso canal interno de ouvidoria (ouvidoria@hedgepointglobal.com) ou 0800-878-8408 (somente para clientes no Brasil).
Fale conosco
-
hedgepointhub.support@hedgepointglobal.com
-
hedgepointhub.ouvidoria@hedgepointglobal.com
-
Rua Funchal, 418, 18º andar - Vila Olímpia São Paulo, SP, Brasil