Apr 29 / Victor Arduin

Relatório Semanal Energia - 2024 04 29

Exportações de GNL são essenciais para melhorar preços do gás natural

  • Os futuros do gás natural Henry Hub caíram na semana passada, refletindo a contínua pressão de baixa no mercado. As temperaturas mais amenas e a forte oferta doméstica nos EUA são os principais fatores que impulsionam essa queda.
  • Além do sentimento de baixa, uma importante instalação de exportação de GNL dos EUA, a Freeport LNG, no Texas, tem operado abaixo de 80% da capacidade nas últimas semanas devido a problemas técnicos.
  • Os meses mais quentes podem oferecer algum suporte à medida que a demanda por gás natural para resfriamento aumenta, mas é provável que isso seja contrabalançado pelos altos níveis atuais de armazenamento.
  • Portanto, um ambiente mais altista para o gás natural dependerá de suas exportações de GNL. Embora parcialmente beneficiadas pela normalização de seus terminais de liquefação, essas exportações são limitadas pela menor demanda externa.

Introdução

Desde 2023, a perspectiva para os futuros de gás natural continua sendo de correção nos preços. Essa tendência é atribuída principalmente ao rápido aumento da produção dos EUA, que cada vez mais ultrapassa a demanda doméstica, resultando em um acúmulo de níveis de armazenamento subterrâneo.

A exportação de gás natural apresenta uma solução natural para esse excedente, com as exportações crescendo mais de 10% no ano passado, totalizando 20,9 bilhões de pés cúbicos. As exportações de GNL dos EUA constituíram mais da metade de todas as exportações de gás natural do país, enquanto o restante foi contabilizado pelas exportações de gás natural via gasoduto para o Canadá e o México.

No entanto, problemas técnicos nas usinas de gás natural liquefeito (GNL) prejudicaram o carregamento do produto nas últimas semanas, enquanto as temperaturas mais altas reduziram a demanda por aquecimento. Neste relatório, vamos nos aprofundar na possível trajetória dos preços do gás natural nos próximos meses.
Figura 1: EUA – Mercado de Gás Natural (Bcf)

Fonte: EIA

Figura 2: Armazenamento Semanal de Gás Natural (Bcf)

Fonte: EIA

Apesar do aumento na demanda por resfriamento, a perspectiva continua sendo de baixa

Na semana passada, os contratos futuros de gás natural Henry Hub caíram antes do vencimento do contrato de maio, fechando em US$ 1,61 MMBtu (-7,88%) na comparação semanal. Um dos principais fatores de baixa para o mercado tem sido a operação abaixo de 80% da capacidade em uma das principais instalações de exportação de GNL do país, Freeport, Texas, que tem sido prejudicada por problemas técnicos. Essa situação limitou as exportações do produto, influenciando os preços. Com menos volume para exportação, há mais armazenamento nos EUA, o que pressiona os preços.

Apesar da expectativa de que os terminais de exportação voltem ao normal no Texas nas próximas semanas, a perspectiva continua sendo de baixa. A aproximação dos meses mais quentes deve trazer algum suporte, já que a demanda por resfriamento aumenta, mas espera-se que os altos níveis de armazenamento compensem esse fator. Além disso, os prêmios decorrentes da escalada no Oriente Médio têm se dissipado, pois o mercado não prevê um aumento nas tensões entre Israel e o Irã.

Figura 3: Gás Natural Henry Hub (US$/MMBtu)

Fonte: Refinitiv

Exportações de GNL ajudam, mas possuem limitantes

O atual cenário europeu é um grande contraste com o que aconteceu em 2022 após a invasão da Ucrânia pela Rússia. No último ano, os preços do gás natural caíram mais de 45% em meio à diminuição das interrupções no fornecimento e um inverno mais ameno, o que reduziu a demanda de aquecimento das residências europeias. Além disso, a desaceleração econômica levou à redução do consumo de energia. Como resultado, os níveis de armazenamento atingiram seu ponto mais alto nos últimos anos para essa época do ano, ficando em 62,01%.

Os preços do GNL na Ásia caíram recentemente devido às expectativas de menor demanda. Entretanto, existem alguns fatores de contrapeso. O atraso na reinicialização de uma usina nuclear de 1,1 gigawatt (GW) no Japão exigirá um aumento no consumo de GNL no país, o que pode oferecer algum suporte ao mercado. Por outro lado, o aumento dos custos de transporte de GNL representa um desafio para outros grandes participantes, como a China e a Índia, levando-os a reduzir novas compras no momento. Portanto, podemos não observer um aumento significativo nas exportações americanas no curto prazo.

Figura 4: Europa - Capacidade total de armazenamento de gás (%)

Fonte: Refinitiv

Em Resumo

Desde 2023, os preços do gás natural caíram, atingindo hoje os níveis pré-invasão após a invasão da Ucrânia pela Rússia. O mercado bem abastecido dos EUA é resultado do aumento da produção doméstica, que transformou o país de um importador líquido de GNL desde 2017 em um exportador líquido.

Talvez o maior suporte ao gás natural esteja na capacidade de exportá-lo por meio de terminais de liquefação. Embora algumas instalações tenham sofrido interrupções nos últimos meses, espera-se que a maioria delas esteja novamente operacional em maio, o que reforça ainda mais o mercado.

O desafio está em observar a maior demanda vinda da Europa e da Ásia. Enquanto o continente europeu parece bem abastecido e se aproxima dos meses mais quentes, a Ásia ainda não acelerou substancialmente suas importações de GNL, mesmo com a China registrando um aumento em sua atividade industrial.

Relatório Semanal — Energia

Escrito por Victor Arduin
victor.arduin@hedgepointglobal.com

Revisado por Laleska Moda
laleska.moda@hedgepointglobal.com

www.hedgepointglobal.com

Aviso legal

Este documento foi preparado pela Hedgepoint Global Markets LLC e suas afiliadas (“HPGM”) exclusivamente com fins informativos e instrucionais, não tendo o propósito de estabelecer obrigações ou compromissos à terceiros, nem a intenção de promover uma oferta, ou solicitação de oferta de compra ou venda de quaisquer valores mobiliários, futuros, opções, moedas e swap ou produtos de investimento. A Hedgepoint Commodities LLC (“HPC”), uma entidade de propriedade integral do HPGM, é uma Introducing Broker e um membro registrado do National Futures Association. A negociação de futuros, opções, moedas e swap envolve riscos significativos de perdas e pode não ser adequado para todos os investidores. Performance anterior não é necessariamente indicativo de resultados no futuro. Os clientes da Hedgepoint devem confiar em seu próprio julgamento independente e em consultores externos antes de entrar em qualquer transação que seja introduzida pela empresa. A HPGM e seus associados expressamente não se responsabiliza por qualquer uso das informações contidas neste documento que resulte direta ou indiretamente em danos ou prejuízos de qualquer tipo. Em caso de questionamentos não resolvidos por nossa equipe de atendimento ao cliente (client.services@hedgepointglobal.com), contate nosso canal de ombudsman interno (ombudsman@hedgepointglobal.com) ou 0800-878 8408/ouvidoria@hedgepointglobal.com (somente para clientes no Brasil).

Para acessar esse relatório, você precisa ser um assinante.