Relatório Semanal Energia - 2024 05 28
Refinarias ainda são um bom negócio no mundo
- Apesar do crescimento de alternativas renováveis no mercado de combustíveis, o mercado de refino de petróleo ainda é uma atividade bastante rentável. Desde 2022 o setor vive um período de boas margens por conta de um mercado ainda em expansão, mas com muita incerteza em relação ao abastecimento.
- Um dos maiores limitadores para um ambiente mais altista tem sido a modesta demanda, resultado de políticas monetárias restritivas nas principais economias do mundo e um consumo modesto no hemisfério norte.
- No entanto, a aproximação da driving season nos EUA assim como da temporada de furacões devem trazer vieses de alta para os principais produtos refinados, como gasolina e destilados médios, enquanto os estoques na maior economia do mundo encontram-se abaixo da média de cinco anos.
- No Brasil, por outro lado, aumentam as incertezas sobre o retorno de potenciais investimentos no setor de refino após decisão do CADE desobrigar a gigante petroleira do país, Petrobras, de privatizar cinco refinarias sob seu controle. Isso tornará o cenário ainda mais desafiador para refinarias privadas que atuam no país.
Introdução
Construir refinarias não é uma tarefa fácil, exige muito investimento e depende de um retorno de longo prazo para torna-la lucrativa. Com a transição energética em curso, houve dúvida se o mercado de refino deixaria de ser rentável.
É verdade que os combustíveis fósseis estão perdendo terreno para alternativas mais verdes, mas isso ainda não tem impactado a rentabilidade do setor que segue em patamares elevados quando comparados historicamente.
No relatório de hoje, vamos abordar as perspectivas para o setor no momento e qual o cenário para os cracks spreads (margens de refino) para os próximos meses.
Fonte: Baker Hughes
Fonte: Hedgepoint, Baker Hughes
Oferta limitada é o principal fundamento de alta no setor
Figura 3: Crack Spread por Futuro RBOB (US$/bbl)
Fonte: EIA
Demanda modesta é o maior obstáculo no momento
Figura 4: Crack Spread por Futuro Heating Oil (US$/bbl)
Fonte: EIA
No Brasil, há muitas incertezas para o setor de refino
Figura 5: Comparação Margens de Refino Brasil e EUA
Fonte: Bloomberg, Hedgepoint
Em Resumo
Relatório Semanal — Energia
Escrito por Victor Arduin
victor.arduin@hedgepointglobal.com
Revisado por Laleska Moda
laleska.moda@hedgepointglobal.com
www.hedgepointglobal.com
Aviso legal
Este documento foi preparado pela Hedgepoint Global Markets LLC e suas afiliadas (“HPGM”) exclusivamente com fins informativos e instrucionais, não tendo o propósito de estabelecer obrigações ou compromissos à terceiros, nem a intenção de promover uma oferta, ou solicitação de oferta de compra ou venda de quaisquer valores mobiliários, futuros, opções, moedas e swap ou produtos de investimento. A Hedgepoint Commodities LLC (“HPC”), uma entidade de propriedade integral do HPGM, é uma Introducing Broker e um membro registrado do National Futures Association. A negociação de futuros, opções, moedas e swap envolve riscos significativos de perdas e pode não ser adequado para todos os investidores. Performance anterior não é necessariamente indicativo de resultados no futuro. Os clientes da Hedgepoint devem confiar em seu próprio julgamento independente e em consultores externos antes de entrar em qualquer transação que seja introduzida pela empresa. A HPGM e seus associados expressamente não se responsabiliza por qualquer uso das informações contidas neste documento que resulte direta ou indiretamente em danos ou prejuízos de qualquer tipo. Em caso de questionamentos não resolvidos por nossa equipe de atendimento ao cliente (client.services@hedgepointglobal.com), contate nosso canal de ombudsman interno (ombudsman@hedgepointglobal.com) ou 0800-878 8408/ouvidoria@hedgepointglobal.com (somente para clientes no Brasil).
Fale conosco
-
hedgepointhub.support@hedgepointglobal.com
-
hedgepointhub.ouvidoria@hedgepointglobal.com
-
Rua Funchal, 418, 18º andar - Vila Olímpia São Paulo, SP, Brasil