
Argentina: um produtor em ascensão no mercado de petróleo
Argentina: um produtor em ascensão no mercado de petróleo
- A maioria das regiões produtoras de petróleo bruto da Argentina registrou quedas na comparação com o ano anterior, exceto a bacia de Neuquina, que detém as reservas de xisto de Vaca Muerta. Essa bacia está permitindo que o país aumente suas exportações de petróleo bruto e gere receitas em meio à crise financeira.
- Vaca Muerta detém a segunda maior reserva de gás de xisto do mundo e a quarta maior reserva de óleo de xisto, o que a torna crucial para as aspirações da Argentina de se tornar um grande exportador energético.
- São necessários mais investimentos na região para liberar todo o potencial da produção de petróleo e gás natural. Mas já estão surgindo sinais de que os mercados de crédito estão se abrindo com novas políticas e reformas sendo adotadas no país.
- Os projetos de infraestrutura serão cruciais para que a Argentina expanda significativamente seu volume de exportação na próxima década. O oleoduto transandino, por exemplo, facilitou o envio diário de 52.000 barris de petróleo bruto, marcando um aumento de 30% nas exportações de petróleo de Vaca Muerta para o Chile.
Introdução
O cenário energético da América do Sul está mudando. Países como Argentina, Brasil e Guiana estão aumentando a produção de petróleo bruto, ajudando a mitigar o déficit de fornecimento causado pelas nações da OPEP+ nos últimos meses. Vamos examinar o cenário energético da Argentina e suas implicações para o mercado global de energia.

Fonte: EIA

Fonte: Kpler
Vaca Muerta é o principal impulsionador do mercado de petróleo da Argentina
Figura 3: ARG - Produção de petróleo bruto de Vaca Muerta (mil barris por dia)

Fonte: Bloomberg
São necessários mais investimentos no setor de energia
Figura 4: ARG - Exportações mensais de petróleo bruto (milhares de barris por dia)

Fontes: Kpler
Em Resumo
Relatório Semanal — Energia
Escrito por Victor Arduin
victor.arduin@hedgepointglobal.com
Revisado por Laleska Moda
laleska.moda@hedgepointglobal.com
www.hedgepointglobal.com
Aviso legal
Este documento foi preparado pela Hedgepoint Global Markets LLC e suas afiliadas (“HPGM”) exclusivamente com fins informativos e instrucionais, não tendo o propósito de estabelecer obrigações ou compromissos à terceiros, nem a intenção de promover uma oferta, ou solicitação de oferta de compra ou venda de quaisquer valores mobiliários, futuros, opções, moedas e swap ou produtos de investimento. A Hedgepoint Commodities LLC (“HPC”), uma entidade de propriedade integral do HPGM, é uma Introducing Broker e um membro registrado do National Futures Association. A negociação de futuros, opções, moedas e swap envolve riscos significativos de perdas e pode não ser adequado para todos os investidores. Performance anterior não é necessariamente indicativo de resultados no futuro. Os clientes da Hedgepoint devem confiar em seu próprio julgamento independente e em consultores externos antes de entrar em qualquer transação que seja introduzida pela empresa. A HPGM e seus associados expressamente não se responsabiliza por qualquer uso das informações contidas neste documento que resulte direta ou indiretamente em danos ou prejuízos de qualquer tipo. Em caso de questionamentos não resolvidos por nossa equipe de atendimento ao cliente (client.services@hedgepointglobal.com), contate nosso canal de ombudsman interno (ombudsman@hedgepointglobal.com) ou 0800-878 8408/ouvidoria@hedgepointglobal.com (somente para clientes no Brasil).
Fale conosco
-
hedgepointhub.support@hedgepointglobal.com
-
ouvidoria@hedgepointglobal.com
-
Rua Funchal, 418, 18º andar - Vila Olímpia São Paulo, SP, Brasil