Combustíveis podem continuar pressionados no segundo semestre no Brasil
Combustíveis podem continuar pressionados no segundo semestre no Brasil
- A produção de petróleo no Brasil vem crescendo consideravelmente nos últimos anos, tornando o país um dos principais fornecedores fora da OPEP+ no mercado mundial de petróleo.
- No entanto, o país ainda depende de importações para suprir suas refinarias, que não foram projetadas para processar petróleo nacional. Além disso, uma parte considerável do diesel consumido no Brasil é proveniente de outros países.
- Nesse contexto, tanto os preços internacionais de energia quanto o valor do dólar afetam o preço dos derivados do petróleo no país, resultando em um aumento no preço da gasolina no mês de julho.
- O cenário à frente parece desafiador, visto que o preço do petróleo deve permanecer elevado e, mesmo com a perspectiva de corte de juros nos EUA, o real não tem se apreciado frente os riscos fiscais que o país apresenta.
Introdução
Fonte: EIA
Fonte: Refinitiv
O aumento do dólar contribuiu para reajustes nos preços internos
Figura 3: Brasil – Exportações Mensais de Petróleo (M bpd)
Fonte: Bloomberg
Os preços podem aumentar mais no segundo semestre
Figura 4: Brasil - Receita Média Mensal com Exportação (US$ FOB) e Brent (US$/bbl)
Fontes: ANP, Refinitiv, Hedgepoint
Em Resumo
De uma maneira em geral, o preço dos principais futuros dos produtos refinados, RBOB e HO, estão menores esse ano em comparação com o mesmo período do ano passado.Contudo, a temporada de furacões nos EUA poderá impactar o mercado nos próximos meses trazendo riscos de alta para os futuros de energia.
Mesmo que a Petrobras evite repassar a volatilidade dos preços internacionais ao mercado doméstico, o aumento nesses custos deverá tornar inevitável novos ajustes nos próximos meses.
Relatório Semanal — Energia
Escrito por Victor Arduin
victor.arduin@hedgepointglobal.com
Revisado por Laleska Moda
laleska.moda@hedgepointglobal.com
www.hedgepointglobal.com
Aviso legal
Este documento foi preparado pela Hedgepoint Global Markets LLC e suas afiliadas (“HPGM”) exclusivamente com fins informativos e instrucionais, não tendo o propósito de estabelecer obrigações ou compromissos à terceiros, nem a intenção de promover uma oferta, ou solicitação de oferta de compra ou venda de quaisquer valores mobiliários, futuros, opções, moedas e swap ou produtos de investimento. A Hedgepoint Commodities LLC (“HPC”), uma entidade de propriedade integral do HPGM, é uma Introducing Broker e um membro registrado do National Futures Association. A negociação de futuros, opções, moedas e swap envolve riscos significativos de perdas e pode não ser adequado para todos os investidores. Performance anterior não é necessariamente indicativo de resultados no futuro. Os clientes da Hedgepoint devem confiar em seu próprio julgamento independente e em consultores externos antes de entrar em qualquer transação que seja introduzida pela empresa. A HPGM e seus associados expressamente não se responsabiliza por qualquer uso das informações contidas neste documento que resulte direta ou indiretamente em danos ou prejuízos de qualquer tipo. Em caso de questionamentos não resolvidos por nossa equipe de atendimento ao cliente (client.services@hedgepointglobal.com), contate nosso canal de ombudsman interno (ombudsman@hedgepointglobal.com) ou 0800-878 8408/ouvidoria@hedgepointglobal.com (somente para clientes no Brasil).
Fale conosco
-
hedgepointhub.support@hedgepointglobal.com
-
hedgepointhub.ouvidoria@hedgepointglobal.com
-
Rua Funchal, 418, 18º andar - Vila Olímpia São Paulo, SP, Brasil