Com redução dos riscos geopolíticos, preços do petróleo podem cair
Com redução dos riscos geopolíticos, preços do petróleo podem cair
- Apesar das fortes expectativas de aumento dos preços do petróleo bruto nas últimas semanas, um cenário diferente está se desenrolando no cenário das commodities de energia.
- A política de corte de produção da OPEP+ teve impacto sobre os estoques globais de petróleo, com a Arábia Saudita liderando os esforços por meio de cortes voluntários de 1 milhão de barris por dia.
- Entretanto, em um cenário de difícil cooperação entre seus membros, mais petróleo pode retornar ao mercado, resultando em uma tendência de baixa para 2025. Não apenas a OPEP+ está aumentando sua capacidade de produção, mas outros países, como Brasil, Canadá, EUA e Guiana, também estão contribuindo.
- Em termos macroeconômicos, os dados do mercado de trabalho estão aumentando a incerteza em relação ao próximo corte da taxa de juros nos EUA, o que traz suporte para o dólar e pode afetar a demanda futura por petróleo bruto.
Introdução
Fonte: Refinitiv
Fontes:
CFTC, ICE, Refinitiv
Obs: Posição
líquida não comercial de petróleo bruto (1.000 contratos)
Antes a principal força motriz do mercado, ela agora apresenta riscos de baixa
Em um cenário de difícil cooperação entre seus membros, a OPEP+ está se preparando para reduzir gradualmente seus cortes de produção, permitindo que mais petróleo retorne ao mercado. Se a cooperação entre os membros enfraquecer ainda mais, a Arábia Saudita - que arcou com o maior custo em termos de volume sob a atual política de produção - poderá optar por uma guerra de participação de mercado, aumentando os riscos de baixa para o complexo petrolífero e seus derivados.
Figura 3: Produção de petróleo bruto (milhões de b/d)
Fonte: Bloomberg
O preço do petróleo pode cair nas próximas semanas
Figura 4: Exportações de petróleo bruto da OPEP no Oriente Médio (M b/d)
Fontes: EIA
Em Resumo
Nesse cenário, há potencial para uma desvalorização dos preços do petróleo à medida que os riscos geopolíticos se dissipam e o mercado começa a se concentrar mais nos fundamentos da oferta e da demanda no complexo energético.
Relatório Semanal — Energia
Escrito por Victor Arduin
victor.arduin@hedgepointglobal.com
Revisado por Laleska Moda
laleska.moda@hedgepointglobal.com
www.hedgepointglobal.com
Aviso legal
Este documento foi preparado pela Hedgepoint Global Markets LLC e suas afiliadas (“HPGM”) exclusivamente com fins informativos e instrucionais, não tendo o propósito de estabelecer obrigações ou compromissos à terceiros, nem a intenção de promover uma oferta, ou solicitação de oferta de compra ou venda de quaisquer valores mobiliários, futuros, opções, moedas e swap ou produtos de investimento. A Hedgepoint Commodities LLC (“HPC”), uma entidade de propriedade integral do HPGM, é uma Introducing Broker e um membro registrado do National Futures Association. A negociação de futuros, opções, moedas e swap envolve riscos significativos de perdas e pode não ser adequado para todos os investidores. Performance anterior não é necessariamente indicativo de resultados no futuro. Os clientes da Hedgepoint devem confiar em seu próprio julgamento independente e em consultores externos antes de entrar em qualquer transação que seja introduzida pela empresa. A HPGM e seus associados expressamente não se responsabiliza por qualquer uso das informações contidas neste documento que resulte direta ou indiretamente em danos ou prejuízos de qualquer tipo. Em caso de questionamentos não resolvidos por nossa equipe de atendimento ao cliente (client.services@hedgepointglobal.com), contate nosso canal de ombudsman interno (ombudsman@hedgepointglobal.com) ou 0800-878 8408/ouvidoria@hedgepointglobal.com (somente para clientes no Brasil).
Fale conosco
-
hedgepointhub.support@hedgepointglobal.com
-
hedgepointhub.ouvidoria@hedgepointglobal.com
-
Rua Funchal, 418, 18º andar - Vila Olímpia São Paulo, SP, Brasil