Oct 21 / Victor Arduin

Preços do propano mostram uma forte recuperação em outubro nos EUA

Preços do propano mostram uma forte recuperação em outubro nos EUA

  • Apesar de alguns fundamentos de baixa terem se acumulado no mercado este mês, os preços do propano valorizaram mais de 15% em relação ao ano anterior e mais de 19% em relação ao mês anterior.
  • Do lado da oferta, a produção de propano continua elevada, com aumento de 5,13% em relação a 2023. No entanto, a demanda enfraquecida em 2024 aumentou significativamente a disponibilidade de propano, fazendo com que os estoques ultrapassassem a marca de 100 milhões de barris.
  • Podem ocorrer correções nas próximas semanas, especialmente com a queda nos preços do petróleo, que têm uma correlação significativa com os preços do propano. Nesse contexto, os fundamentos da demanda doméstica nos EUA e as exportações serão cruciais para dar suporte aos benchmarks do mercado.
  • Além disso, os eventos climáticos ganharam relevância no complexo de energia e podem representar riscos de alta no próximo inverno.

Introdução

Entre as várias opções de combustível disponíveis, o propano se destaca devido às suas características exclusivas. Como um gás hidrocarboneto que emite menos CO2 quando vaporizado em comparação com outros produtos do complexo energético, o uso do propano cresceu nos últimos anos. Obtido da extração de gás natural ou do refino de petróleo, o propano pode ser armazenado em tanques pressurizados como um líquido para transporte e distribuição.

O propano é um produto energético versátil com inúmeras aplicações. Ele desempenha um papel fundamental em vários aspectos da vida moderna, desde o aquecimento de residências, chama para cozinha até o abastecimento de veículos e matéria para processos industriais. Sua eficiência, portabilidade e propriedades limpas fazem do propano uma escolha popular em muitos setores da economia.

Com o propano próximo de seu pico de estoques antes do início do inverno, este relatório discutirá os principais fundamentos que estão afetando o mercado de propano.
Figura 1: EUA - Preço médio diário à vista do propano (FOB, USG/Gal)

Fonte: Refinitiv

Figura 2:  EUA - Estoques de propano (milhões de barris por dia)

Fontes: EIA

Os estoques de propano dos EUA estão mais altos do que em 2023

Embora outubro esteja culminando para um bom desempenho para os preços do propano, o mesmo não pode ser dito de setembro. De acordo com nossas estimativas, as exportações de GLP ficaram em torno de 2,12 milhões de barris no mês passado, refletindo uma queda de 3,96% em relação ao mês anterior. A principal razão para esse declínio foi a manutenção dos terminais de exportação, especialmente no Texas, aumentando a disponibilidade interna do produto. Como os EUA produzem significativamente mais do que consomem internamente, as exportações desempenham um papel crucial como impulsionador do mercado.

Historicamente, os estoques tendem a atingir o pico entre setembro e novembro, pois o consumo doméstico e a redução da atividade das refinarias pressionam os estoques. Assim é possível que haja mais acúmulo de estoques de propano nas próximas semanas, ultrapassando os níveis já elevados observados em 2023 e trazendo correção em relação aos valores de referência do propano.

Outros fatores fundamentais também geram preocupações, principalmente porque os preços do petróleo bruto - que têm uma forte correlação com os preços do propano - estão caindo novamente devido às preocupações com a demanda proveniente da China. Além disso, o ambiente macroeconômico está apoiando o dólar dos EUA, tornando as commodities de energia mais caras para os detentores de outras moedas, o que, por sua vez, leva a uma demanda menor.

Figura 3: EUA - Exportações de propano (milhões de barris por dia)

Fonte: EIA

Suporte dependerá mais da demanda doméstica e das exportações

Para que os preços continuem com tendência de alta, os fundamentos do mercado de propano devem compensar os eventos no complexo energético. Isso significa que os preços precisarão depender cada vez mais da demanda interna e das exportações, especialmente porque o mercado continua cauteloso em relação aos fundamentos do petróleo. Crescem as preocupações com a possibilidade de a Arábia Saudita aumentar a produção a partir de dezembro, o que poderia reduzir o suporte para os preços do propano.

Há espaço para o aumento da demanda à medida que o inverno se aproxima no Hemisfério Norte, levando a maiores necessidades de aquecimento nos EUA. Além disso, com a arbitragem favorável para exportações devido à alta demanda na Ásia, o propano americano continuará a encontrar oportunidades de exportação no curto prazo.

Outros riscos de alta podem se manifestar no mercado na próxima temporada de inverno. Os fatores climáticos estão afetando cada vez mais o mercado de commodities, especialmente os ativos de energia. As baixas temperaturas podem afetar a produção de petróleo e gás, pois aumentam a demanda por aquecimento nos EUA e elevam os preços do propano, como aconteceu no início de 2024.

Figura 4: Spread de preço ETR de Mont Belvieu Extremo Oriente (USc)

Fontes: Bloomberg

Em Resumo

Os principais índices de referência do propano estão mostrando uma forte recuperação em outubro, após correções significativas em setembro devido a uma queda nas exportações, o que aumentou a disponibilidade de propano em seus estoques.

Historicamente, os estoques tendem a atingir seu pico entre setembro e novembro, com espaço para mais acúmulo, o que poderia exercer alguma pressão de baixa sobre o propano.

Em um cenário de alta produção e fundamentos pessimistas no complexo energético, a demanda doméstica e as exportações desempenharão um papel importante na manutenção da atual valorização dos índices de referência do propano.

Outros riscos de alta podem se manifestar no mercado, especialmente aqueles relacionados ao clima. No início de 2024, as baixas temperaturas aumentaram significativamente a demanda por aquecimento nos EUA, levando a uma forte valorização do propano, e uma situação semelhante pode ocorrer neste inverno.

Relatório Semanal — Energia

Escrito por Victor Arduin
victor.arduin@hedgepointglobal.com

Revisado por Laleska Moda
laleska.moda@hedgepointglobal.com

www.hedgepointglobal.com

Aviso legal

Este documento foi preparado pela Hedgepoint Global Markets LLC e suas afiliadas (“HPGM”) exclusivamente com fins informativos e instrucionais, não tendo o propósito de estabelecer obrigações ou compromissos à terceiros, nem a intenção de promover uma oferta, ou solicitação de oferta de compra ou venda de quaisquer valores mobiliários, futuros, opções, moedas e swap ou produtos de investimento. A Hedgepoint Commodities LLC (“HPC”), uma entidade de propriedade integral do HPGM, é uma Introducing Broker e um membro registrado do National Futures Association. A negociação de futuros, opções, moedas e swap envolve riscos significativos de perdas e pode não ser adequado para todos os investidores. Performance anterior não é necessariamente indicativo de resultados no futuro. Os clientes da Hedgepoint devem confiar em seu próprio julgamento independente e em consultores externos antes de entrar em qualquer transação que seja introduzida pela empresa. A HPGM e seus associados expressamente não se responsabiliza por qualquer uso das informações contidas neste documento que resulte direta ou indiretamente em danos ou prejuízos de qualquer tipo. Em caso de questionamentos não resolvidos por nossa equipe de atendimento ao cliente (client.services@hedgepointglobal.com), contate nosso canal de ombudsman interno (ombudsman@hedgepointglobal.com) ou 0800-878 8408/ouvidoria@hedgepointglobal.com (somente para clientes no Brasil).

Para acessar esse relatório, você precisa ser um assinante.