Dec 9 / Ignacio Espinola

Relatório Mensal Pré-WASDE - 2024 12 09

Soja: Neutro

Após os surpreendentes cortes de produção e estoques (maiores que o esperado) da temporada 2024/25 dos EUA no relatório de novembro, não são esperadas mudanças importantes para os números norte-americanos no relatório de dezembro. Apesar disso, é provável vermos um aumento na estimativa de exportação de óleo de soja, visto que os registros de exportação já superam a projeção atual (em 46%). Tal fato deve levar a estoques de óleo menores, mas não deve ter força para alterar os rumos do mercado. No lado sul-americano, entendemos que os números de produção para Brasil e Argentina estão dentro da realidade, acompanhando o bom clima para o desenvolvimento das lavouras até agora. Dessa forma, também não esperamos por mudanças relevantes nos números da América do Sul.



Milho: Neutro

Assim como na soja, não são esperadas mudanças importantes nos números norte-americanos de milho. De qualquer forma, é possível vermos pequenos ajustes em estimativas ligadas à demanda, o que pode mexer pontualmente com os estoques finais. Com relação à América do Sul, o clima positivo continua trazendo amparo para a manutenção de estimativas de produções “cheias” para Brasil e Argentina, o que abre pouco espaço para surpresas. Além disso, o plantio da safra de verão no Brasil evoluiu bem ao longo de novembro, e não vemos problemas para a janela de plantio da safrinha.


Trigo: Altista

No lado do trigo, há muita concorrência no mercado spot, com muitas origens sendo negociadas em níveis de preços "flat" semelhantes. Tal fato pode levar a pequenas mudanças em números relacionados à demanda em algumas origens, além do número de exportação para a Argentina, que está tentando retomar seu fluxo de trigo para a China. Na visão de médio/longo prazo, há preocupações com a próxima safra russa devido às más condições climáticas antes do início do inverno (em algumas regiões há déficit de umidade no solo), mas não devemos ver ajustes importantes, por enquanto. Por fim, a Austrália está enfrentando fortes chuvas que podem afetar a produção e a qualidade do seu trigo (a estimativa atual é de 31,9 milhões de toneladas). Diante disso, cortes são possíveis.

Escrito por Ignacio Espinola
ignacio.espinola@hedgepointglobal.com

Revisado por Luiz Roque
luiz.roquei@hedgepointglobal.com

www.hedgepointglobal.com

Aviso legal

Este documento foi preparado pela Hedgepoint Global Markets LLC e suas afiliadas (“HPGM”) exclusivamente com fins informativos e instrucionais, não tendo o propósito de estabelecer obrigações ou compromissos à terceiros, nem a intenção de promover uma oferta, ou solicitação de oferta de compra ou venda de quaisquer valores mobiliários, futuros, opções, moedas e swap ou produtos de investimento. A Hedgepoint Commodities LLC (“HPC”), uma entidade de propriedade integral do HPGM, é uma Introducing Broker e um membro registrado do National Futures Association. A negociação de futuros, opções, moedas e swap envolve riscos significativos de perdas e pode não ser adequado para todos os investidores. Performance anterior não é necessariamente indicativo de resultados no futuro. Os clientes da Hedgepoint devem confiar em seu próprio julgamento independente e em consultores externos antes de entrar em qualquer transação que seja introduzida pela empresa. A HPGM e seus associados expressamente não se responsabiliza por qualquer uso das informações contidas neste documento que resulte direta ou indiretamente em danos ou prejuízos de qualquer tipo. Em caso de questionamentos não resolvidos por nossa equipe de atendimento ao cliente (client.services@hedgepointglobal.com), contate nosso canal de ombudsman interno (ombudsman@hedgepointglobal.com) ou 0800-878 8408/ouvidoria@hedgepointglobal.com (somente para clientes no Brasil).”

Para acessar esse relatório, você precisa ser um assinante.