May 29 / Ignacio Espinola

Relatório Semanal Grãos, Algodão e Pecuária - 2024 05 29

Atualizações dos balanços de O&D de milho e soja dos EUA

- O USDA mantém sua tendência dos últimos cinco anos de apresentar uma primeira estimativa muito otimista da produtividade do milho, pois trouxe novamente a expectativa de uma produtividade recorde de 181 bu/ac no último WASDE

- No caso da soja, o quadro parece mais realista e, em geral, o USDA não “erra” muito a produtividade final da soja

- As recentes chuvas no Brasil podem acrescentar problemas logísticos que tendem a desencorajar potenciais compradores à vista, transferindo seu apetite de compra para os EUA, especialmente para o PNW (Noroeste Pacífico).

Introdução

As últimas semanas foram extremamente importantes para as safras de soja e milho dos EUA. O mercado climático ainda está desempenhando um papel fundamental no mercado e a China começando a desempenhar um papel fundamental no mercado físico, espera-se um mercado ativo para junho.

Milho dos EUA - Vendas de exportação ('000 t)

Fonte: USDA

Soja

Por um lado, o Real mais baixo e um nível forte para os futuros de soja na CBOT reduziram a competitividade dos EUA em relação aos concorrentes no Brasil.

Além disso, o fato de a China comprar mais produtos de origem brasileira e reduzir suas compras dos EUA deve pressionar Chicago a ajustar os preços.

O gráfico abaixo mostra o ritmo das exportações de soja dos EUA. Está claro que o ritmo atual está aquém das estimativas do USDA, bem como atrás da safra 22/23.

Soja dos EUA - Inspeções de exportação ('000 mt)

Fonte: USDA

Cenários de milho e soja para 24/25


Para o milho, o USDA projetou um cenário semelhante ao da safra anterior, com uma oferta total de 429,5M ton, níveis de exportação semelhantes, consumo doméstico e ração quase inalterados e um nível semelhante de estoques finais. A história do milho agora se concentra na América do Sul, com os diferentes problemas climáticos e o grande ponto de interrogação sobre as safras finais da Argentina e do Brasil.

Esse cenário estável contrasta com o cenário da soja, em que o USDA está esperando uma oferta total 8% maior, com um aumento de 5% na demanda total e um aumento nos estoques finais, o que indica que haverá bastante soja para o mercado usar e, portanto, não devemos nos surpreender se virmos muitas operações do lado baixista do mercado depois desses últimos números.


Oferta e demanda dos EUA - Soja (milhões de toneladas)

Fonte: USDA

Oferta e demanda dos EUA - milho (milhões de toneladas)

Fonte: USDA

O clima nos EUA continua normal, com alguns problemas potenciais

Com as chuvas recentes, praticamente não há área sob seca ou estiagem. Entretanto, espera-se que a maioria dos estados produtores receba chuvas abaixo da média, juntamente com um verão mais quente, o que pode ajudar no trabalho de plantio, mas também pode deixar o solo seco para a fase de desenvolvimento das culturas. 

Conclusões



O USDA parece ter números e expectativas estáveis para a soja, em linha com o mercado em termos de números. Para o milho, o USDA parece continuar superestimando os números, mantendo uma visão muito otimista.

Com relação ao clima, para os EUA não deve haver nenhum grande problema, mas devemos ficar de olho no clima da América do Sul nas próximas semanas. Ainda há problemas com inundações que podem afetar as safras, desde a produtividade até problemas de qualidade.

Há comentários no mercado de que alguns silos de grãos foram afetados, aumentando o teor de umidade para quase 30% (o teor máximo de umidade para exportação é de 14%), o que poderia assustar potenciais compradores ou aumentar o preço FOB devido ao uso de secadores.

Anomalia de Precipitação acumulada (polegadas) Jun-Ago

Fonte: WorldAgWeather 


Anomalia de Temperatura (ºC) Jun-Ago


Fonte: WorldAgWeather. (Produção de milho mostrada internamente).

Report Semanal — Grãos

Escrito por Ignacio Espinola
Ignacio.Espinola@hedgepointglobal.com

Revisado por Thaís Italiani
thais.italiani@hedgepointglobal.com

www.hedgepointglobal.com

Aviso legal

“Este documento foi preparado pela Hedgepoint Global Markets LLC e suas afiliadas (“HPGM”) exclusivamente com fins informativos e instrucionais, não tendo o propósito de estabelecer obrigações ou compromissos à terceiros, nem a intenção de promover uma oferta, ou solicitação de oferta de compra ou venda de quaisquer valores mobiliários, futuros, opções, moedas e swap ou produtos de investimento. A Hedgepoint Commodities LLC (“HPC”), uma entidade de propriedade integral do HPGM, é uma Introducing Broker e um membro registrado do National Futures Association. A negociação de futuros, opções, moedas e swap envolve riscos significativos de perdas e pode não ser adequado para todos os investidores. Performance anterior não é necessariamente indicativo de resultados no futuro. Os clientes da Hedgepoint devem confiar em seu próprio julgamento independente e em consultores externos antes de entrar em qualquer transação que seja introduzida pela empresa. A HPGM e seus associados expressamente não se responsabiliza por qualquer uso das informações contidas neste documento que resulte direta ou indiretamente em danos ou prejuízos de qualquer tipo. Em caso de questionamentos não resolvidos por nossa equipe de atendimento ao cliente (client.services@hedgepointglobal.com), contate nosso canal de ombudsman interno (ombudsman@hedgepointglobal.com) ou 0800-878 8408/ouvidoria@hedgepointglobal.com (somente para clientes no Brasil).”

Para acessar esse relatório, você precisa ser um assinante.