Jan 9 / Lívea Coda

Projeção de Safra: Açúcar Centro-Sul - 2024 01 09

🠔 Voltar para página principal do blog
"As chuvas de dezembro foram decepcionantes em toda a região Centro Sul. Combinadas com temperaturas mais altas, elas induziram uma grande queda na umidade do solo nas principais regiões produtoras de cana, como o estado de São Paulo. Isso contribui para a expectativa de que a próxima temporada não apresentará um excelente TCH."

Atualização da safra de cana, açúcar e etanol do Centro Sul

Antes de discutir nossos números mais recentes, é importante falar sobre nossa metodologia. Para melhor estimar o volume de cana, atualizamos nossas expectativas de crescimento de área, produtividade e qualidade da cana, considerando as principais fontes do mercado, como Unica, MAPA e Conab, bem como o clima observado, medições de NDVI e tendências históricas.

A partir da disponibilidade de cana, obtemos a produção de açúcar. Primeiro, as usinas conseguirão moer? A precipitação pode levar à perda de dias e retardar a moagem. A segunda etapa é entender o problema de otimização das usinas: açúcar ou etanol? O mix de açúcar é definido dependendo de qual subproduto é mais vantajoso.

Safra 23/24

As chuvas de dezembro foram decepcionantes em toda a região Centro Sul. Combinadas com temperaturas mais altas, elas induziram uma grande queda na umidade do solo nas principais regiões produtoras de cana, como o estado de São Paulo. Isso contribui para a expectativa de que a próxima temporada não apresentará um excelente TCH (toneladas de cana por hectare), o que leva à pergunta: até que ponto a produtividade pode cair?

Antes de entrarmos em 24/25, é importante observar que a falta de chuvas durante o último mês de 2023 não é apenas uma má notícia para o desenvolvimento da cana, mas também desencadeia uma menor sobra de cana, pois impulsiona a moagem tardia. Portanto, em vez de considerar 5Mt de cana bisada, esperamos atualmente que o Centro Sul moa toda a sua matéria-prima disponível em 23/24, cerca de 551,5Mt.
Figura 1: Dias perdidos por quinzena no CS (número de dias considerando um limite de 5 mm)
Figura 2: Resumo da safra

Fonte: Refinitiv, Bloomberg, hEDGEpoint

Fonte: hEDGEpoint

Isso significa que, com um mix de 48,7% de açúcar, a região pode produzir quase 42,2 milhões de toneladas de açúcar e, dado o atual ritmo de exportação, alcançar uma contribuição total de 33 milhões de toneladas para o fluxo de comércio internacional. Observe que, embora a Williams não tenha compartilhado sua recapitulação final para dezembro, os números anteriores da agência sugerem que o país quebrou seu próprio recorde para o mês, atingindo mais de 3,5 milhões de toneladas exportadas, também de acordo com a SECEX.

Mas e quanto a 24/25?

Safra 24/25

Figura 3: Estimativas de área e TCH 

Fonte: UNICA, Conab, hEDGEpoint

Além de não ter sobra de cana, considerando o clima adverso observado até agora e seu impacto na umidade do solo e no NDVI (Índice de Vegetação por Diferença Normalizada) do Centro Sul, nosso modelo aponta que o TCH deve diminuir em quase 6%, se o clima não for totalmente favorável nos próximos meses.
Figura 4: Resumo de safra
Portanto, nosso cenário base considera 80,8 t/ha de THC em 24/25, o que, juntamente com uma expansão média de área de 1,24%, levaria a 620 Mt de cana. Considerando os recentes investimentos feitos no processo de cristalização, a região seria capaz de atingir 50,9% de mix açúcar, o que levaria a, no mínimo, 41,7 Mt de açúcar na próxima temporada. Como resultado, embora o TCH possa ser corrigido, isso não significa uma quebra de safra, pelo contrário, significa o segundo maior resultado até agora. É claro que existem riscos. Nossas estimativas mostram que há uma faixa viável entre 611Mt e 635Mt, dependendo estritamente do clima dos próximos dois meses. 

Fonte: hEDGEpoint

Atualização de Safra - Açúcar e Etanol

Escrito por Lívea Coda
livea.comda@hedgepointglobal.com

Revisado por Natália Gandolphi
natalia.gandolphi@hedgepointglobal.com

www.hedgepointglobal.com

Aviso legal

Este documento foi preparado pela hEDGEpoint Global Markets LLC e suas afiliadas (‘HPGM”) de forma exclusiva para fins informativos e instrutivos, sem a finalidade de instituir obrigações ou compromisso com terceiros, bem como, não pretende promover oferta, ou solicitação de oferta, de venda ou compra relativos a quaisquer valores mobiliários ou produtos de investimento. A HPGM e seus associados se eximem expressamente de qualquer uso das informações aqui contidas, que derivem prejuízos ou danos de forma direta ou indireta de qualquer espécie. Em caso de dúvidas não resolvidas na primeira instância de contato com o cliente (client.services@hedgepointglobal.com), entre em contato com nosso canal interno de ouvidoria (ouvidoria@hedgepointglobal.com) ou 0800-878-8408 (somente para clientes no Brasil).

Para acessar esse relatório, você precisa ser um assinante.