Jun 30 / Lívea Coda

Projeção de Safra: Açúcar Centro-Sul - 2025 06 27

🠔 Voltar para página principal do blog
"Os mercados de commodities enfrentaram uma semana turbulenta, com tensões geopolíticas e uma tentativa fracassada de cessar-fogo. Enquanto os preços do açúcar se mantiveram estáveis perto de 16 c/lb, as preocupações com as geadas leves no Centro-Sul do Brasil e a produtividade abaixo da esperada levaram a uma revisão para baixo nas estimativas de cana. Apesar de uma perspectiva de oferta um pouco mais restrita que poderia sustentar os preços, o otimismo com relação a safra no Hemisfério Norte, o fraco suporte do mercado de energia e o comportamento cauteloso dos fundos continuam a desafiar qualquer recuperação de preços no curto prazo."

Atualização da safra do Centro-Sul: pouco mais apertada

  • As tensões geopolíticas diminuíram, mesmo com uma tentativa fracassada de cessar-fogo, desencadeando uma onda de perdas nas commodities, com os mercados de energia se corrigindo e os grãos sob pressão.

  • O açúcar se manteve estável perto de 16 c/lb, mas as geadas leves no Centro-Sul do Brasil e os rendimentos de maio abaixo do esperado levantaram novas preocupações.

  • O mandato do etanol E30, agora previsto para agosto, veio mais tarde do que o esperado, aliviando a pressão sobre os estoques de biocombustíveis.

  • Nossas estimativas de cana e ATR foram revisadas para baixo, diminuindo a disponibilidade e as exportações de açúcar, o que reduziu marginalmente o excedente global para 2,8 milhões de toneladas.

  • Apesar do tom de baixa, os riscos climáticos e a oferta mais restrita podem elevar os preços do açúcar acima de 17 c/lb, se o mercado for capaz de combater outras notícias pouco animadoras, como um Hemisfério Norte mais saudável.
Figura 1: Índice de Variação de Preços de Commodities (1º de junho = 100)
O mercado de commodities passou por desafios notáveis na semana passada, influenciado principalmente por novos desdobramentos das atuais tensões geopolíticas. Entre 23 e 24 de junho, uma iniciativa de cessar-fogo anunciada pelo presidente dos EUA, Donald Trump, não teve sucesso. 


Fonte: LSEG, Hedgepoint

No entanto, o anúncio aliviou temporariamente o sentimento do mercado, provocando uma correção técnica no complexo de energia, já que as negociações para um possível acordo continuaram.

Na segunda-feira, 23, por exemplo, o petróleo bruto e outros ativos relacionados à energia caíram entre 2 e 4%, diminuindo o suporte que vinham fornecendo a outros mercados de commodities. Essa queda contribuiu para perdas generalizadas em vários setores, incluindo soja e milho. Os preços do açúcar, enquanto isso, permaneceram relativamente estáveis em torno de 16 c/lb, embora o sentimento predominante continue a refletir uma perspectiva mais de baixa do que de alta.
Figura 2: Temperatura média Centro-Sul (ºC)

Fonte: Bloomberg, Hedgepoint Bloomberg, Hedgepoint

Com relação a acontecimentos mais específicos no mercado do adoçante, relatos de ocorrências de geadas leves na região Centro-Sul do Brasil geraram preocupações. Embora não tenha havido confirmação de eventos graves ou de impactos mensuráveis sobre a produção de cana-de-açúcar, o recente início do inverno aumenta a incerteza para o futuro. 

Apesar desses riscos potenciais, os preços de mercado permaneceram em grande parte sem reação, mesmo quando combinados com o anúncio na quarta-feira, 25 de junho, sobre a implementação do mandato de mistura de etanol E30, programado para entrar em vigor em 1º de agosto de 2025.

Embora esse último desenvolvimento possa ser interpretado por alguns como de alta, já que aumenta a demanda por etanol anidro para atender ao novo mandato de mistura, a maioria dos participantes do mercado previu sua implementação no início da temporada, potencialmente já em junho, conforme observado em nosso relatório anterior (link). Consequentemente, a percepção de atraso na aplicação contribuiu, de fato, para uma perspectiva mais confortável para os estoques de biocombustíveis.

Os recentes relatórios sobre geadas chamaram nossa atenção. A produtividade de maio foi abaixo do esperado e, agora, embora o inverno tenha acabado de começar, já houve algumas geadas leves na região Centro-Sul. Por isso, decidimos revisar nossos modelos e, consequentemente, nossas expectativas de cana.

Figura 3: Estimativas mensal do TCH (t/ha)

Fontes: CTC, UNICA, Hedgepoint

Embora o Índice de Saúde da Vegetação ainda aponte para boas condições gerais na região, com níveis de precipitação não muito piores do que em temporadas passadas, o TCH (toneladas de cana por hectare) continua aquém das expectativas.



 Isso pode ser um efeito persistente do estresse vivido pela cana entre agosto e setembro de 2024, que as chuvas de verão não foram capazes de reverter totalmente. Além disso, o risco de futuras geadas pode desafiar ainda mais a recuperação do TCH. 
Figura 4: Precipitação mensal vs. média vs. janela de desenvolvimento da safra (mm)
Levando isso em conta e presumindo que a tendência mensal do indicador se alinhe mais com a média de 15 anos do que com as observações mais recentes, revisamos nossa estimativa de produção de cana de 620 Mt para 610 Mt. Essa estimativa ainda está ligeiramente acima da média do mercado, refletindo as condições favoráveis do início da temporada que ainda permitem sustentar uma perspectiva mais otimista, principalmente dado um VHI mais alto.

Fonte: UNICA, Hedgepoint

O último relatório da UNICA deixou claro que será extremamente difícil igualar os níveis de ATR (Açúcar Total Recuperável) das duas últimas temporadas. Como resultado, revisamos para baixo nossa estimativa de ATR para 139,8 kg/t. Com relação ao mix de açúcar, se as usinas mantiverem o ritmo atual, ainda é possível atingir cerca de 51,3% na temporada.
Figura 5: Estoques de anidro (esquerda) e hidratado (direita) ('000 m³)

Fontes: CTC, UNICA, Hedgepoint

Esses ajustes tiveram um impacto limitado em nossas projeções de estoque de etanol. Isso se deve ao fato de que nossas estimativas iniciais de safra presumiam que o mandato do E30 estaria em vigor em junho, em vez do início oficial em agosto. 


Além disso, a participação do etanol hidratado na demanda de combustível (não considerando equivalência energética, mas volume total) não tem sido muito boa. De acordo com dados da ANP, o volume de abril representou apenas 38%, uma queda de 1 ponto percentual em relação ao ano passado, em grande parte devido à piora da paridade na bomba. 

 Como resultado, também revisamos para baixo nossa participação do hidratado nas expectativas de demanda de combustível para a temporada, o que traz algum alívio aos níveis de estoque.
Figura 6: Fluxo comercial de açúcar ( total - '000t tq)

No lado do açúcar, o menor volume de cana e o ATR reduziram a disponibilidade em 700kt, de quase 42,4Mt para 41,6Mt. Isso afetou diretamente nossa previsão de exportação, que ajustamos de 33,4Mt para 32,7Mt para o Centro-Sul. 

Fonte: Green Pool, Hedgepoint


Consequentemente, o excedente disponível em nossos fluxos comerciais entre o 2T25 e o 3T26 caiu de cerca de 3,5 milhões de toneladas para 2,8 milhões de toneladas. Embora a perspectiva geral continue sendo de baixa, esse saldo mais apertado sugere que os preços do açúcar podem voltar a níveis acima de 16 c/lb. Com um excedente de 2,8 milhões de toneladas e possíveis riscos climáticos à frente, os preços podem até se recuperar para mais de 17 c/lb.

No curto prazo, entretanto, vários fatores continuam a pesar sobre a possível recuperação do açúcar. Primeiro, as perspectivas de safra no Hemisfério Norte continuam favoráveis, com desenvolvimentos positivos relatados na Índia, China e Tailândia. Em segundo lugar, a atividade do mercado permanece moderada devido a um sentimento mais amplo de risco. Em terceiro lugar, o apoio do complexo energético é limitado, não apenas devido aos recentes acontecimentos geopolíticos, mas também porque sua influência direta sobre o mercado de combustíveis do Centro-Sul é incerta sob a nova política de repasse de custos da Petrobras. Por fim, vendas de última hora têm limitado consistentemente a recuperação dos preços desde o final de maio.

Atualmente, os fundos de investimento não têm fortes incentivos para mudar suas posições, e a perspectiva geral para a temporada 2025/26 continua sendo de baixa. No entanto, há riscos importantes à frente que justificam um monitoramento rigoroso, principalmente as condições climáticas no Brasil e o potencial de eventos de geada durante os meses de inverno.

Atualização de Safra - Açúcar e Etanol

Escrito por Lívea Coda
livea.coda@hedgepointglobal.com

Revisado por Carolina França
carolina.franca@hedgepointglobal.com

www.hedgepointglobal.com

Aviso legal

Este documento foi preparado pela Hedgepoint Schweiz AG e suas afiliadas (“Hedgepoint”) exclusivamente para fins informativos e instrutivos, sem a intenção de criar obrigações ou compromissos com terceiros. Não se destina a promover ou solicitar uma oferta de venda ou compra de quaisquer valores mobiliários, commodity interests ou produtos de investimento. A Hedgepoint e suas associadas renunciam expressamente a qualquer responsabilidade pelo uso das informações contidas neste documento que resulte, direta ou indiretamente, em qualquer tipo de dano. As informações são obtidas de fontes que acreditamos serem confiáveis, mas não garantimos a atualidade ou precisão dessas informações. O trading de commodity interests, como futuros, opções e swaps, envolve um risco substancial de perda e pode não ser adequado para todos os investidores. Você deve considerar cuidadosamente se esse tipo de negociação é adequado para você, levando em conta sua condição financeira. O desempenho passado não é necessariamente indicativo de resultados futuros. Os clientes devem confiar em seu próprio julgamento independente e/ou consultar seus consultores antes de realizar qualquer transação. A Hedgepoint não fornece consultoria jurídica, tributária ou contábil, sendo de sua responsabilidade buscar essas orientações separadamente. A Hedgepoint Schweiz AG está organizada, constituída e existente sob as leis da Suíça, é afiliada à ARIF, a Associação Romande des Intermédiaires Financiers, que é uma Organização de Autorregulação autorizada pela FINMA. A Hedgepoint Commodities LLC está organizada, constituída e existente sob as leis dos Estados Unidos, sendo autorizada e regulada pela Commodity Futures Trading Commission (CFTC) e é membro da National Futures Association (NFA), atuando como Introducing Broker e Commodity Trading Advisor. A HedgePoint Global Markets Limited é regulada pela Dubai Financial Services Authority. O conteúdo é direcionado a Clientes Profissionais e não a Clientes de Varejo. A Hedgepoint Global Markets PTE. Ltd está organizada, constituída e existente sob as leis de Singapura, isenta de obter uma licença de serviços financeiros conforme o Segundo Anexo do Securities and Futures (Licensing and Conduct of Business) Act, pela Monetary Authority of Singapore (MAS). A Hedgepoint Global Markets DTVM Ltda. é autorizada e regulada no Brasil pelo Banco Central do Brasil (BCB) e pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Hedgepoint Serviços Ltda. está organizada, constituída e existente sob as leis do Brasil. A Hedgepoint Global Markets S.A. está organizada, constituída e existente sob as leis do Uruguai. Em caso de dúvidas não resolvidas no primeiro contato com o atendimento ao cliente (client.services@hedgepointglobal.com), entre em contato com o canal de ouvidoria interna (ombudsman@hedgepointglobal.com – global ou ouvidoria@hedgepointglobal.com – apenas Brasil) ou ligue para 0800-8788408 (apenas Brasil). Integridade, ética e transparência são valores que guiam nossa cultura. Para fortalecer ainda mais nossas práticas, a Hedgepoint possui um canal de denúncias para colaboradores e terceiros via e-mail ethicline@hedgepointglobal.com ou pelo formulário Ethic Line – Hedgepoint Global Markets. “HedgePoint” e o logotipo “HedgePoint” são marcas de uso exclusivo da HedgePoint e/ou de suas afiliadas. O uso ou reprodução é proibido, a menos que expressamente autorizado pela HedgePoint. Além disso, o uso de outras marcas neste documento foi autorizado apenas para fins de identificação. Isso, portanto, não implica quaisquer direitos da HedgePoint sobre essas marcas ou implica endosso, associação ou aprovação pelos proprietários dessas marcas com a HedgePoint ou suas afiliadas.

Para acessar esse relatório, você precisa ser um assinante.