Apr 9 / Natália Gandolphi

Projeção de Safra: Café Brasil

Atualização de Safra - 24/25

Neste relatório, vamos revisar as últimas atualizações sobre a safra brasileira de 24/25. Com o intuito de focar nas principais regiões, destacaremos os ajustes no Sul de Minas Gerais, Zona da Mata e Espírito Santo.

Os níveis de precipitação acumulada terminaram 2023 em uma mínima de 10 anos, e a recuperação no 1º trimestre/24 estancou o sangramento, mas qualquer dano que tenha ocorrido no 4º trimestre/23 já se consolidou. As temperaturas também são uma preocupação: o El Niño atinge com mais força o Espírito Santo, com temperaturas recordes, inclusive provocando casos generalizados de cochonilha na região. 

O fenômeno também afetou as áreas produtoras de arábica, embora em um grau muito menor. O SMG registrou níveis máximos de temperatura em 10 anos no quarto trimestre de 23 e no primeiro trimestre de 24, e a precipitação também foi prejudicada mais recentemente. Ainda assim, as chuvas favoráveis até o último trimestre de 2023 ajudaram a manter os níveis de umidade do solo, evitando uma quebra de safra substancial na região. A Zona da Mata, no entanto, não teve o mesmo suporte de chuvas até 2023 que o SMG, o que impactou nossa revisão de safra.
Precipitação acumulada - Espírito Santo (mm)
Temperatura média - Espírito Santo (°C)

Fonte: Refinitiv

Fonte: Refinitiv

Precipitação acumulada - SMG (mm)
Temperatura média - SMG (°C)

Fonte: Refinitiv

Fonte: Refinitiv

Precipitação acumulada - Zona da Mata (mm)
Temperatura média - Zona da Mata (°C)

Fonte: Refinitiv

Fonte: Refinitiv

Em consequência, agora estamos trabalhando com estimativas mais baixas tanto para o arábica quanto para o robusta. O arábica foi ajustado para 45,60 milhões de scs, apenas um pouco acima do ciclo anterior, e com potencial para ver uma inversão entre anos de baixa e anos de alta em 25/26 (tanto devido à tendência em si quanto ao bom desenvolvimento vegetativo observado para a próxima safra, com árvores carregadas de boa folhagem). Quanto ao conilon, como a safra foi afetada pelo próprio clima e por pragas, o ajuste fez com que o número fosse menor em comparação com os últimos anos.
Produção de Arábica - Brasil (M scs)
Produção de Conilon/Robusta - Brasil (M scs)

Fonte: Refinitiv

Fonte: Refinitiv

Em resumo

Este relatório fornece atualizações sobre a safra brasileira 24/25, concentrando-se em importantes regiões como Sul de Minas Gerais, Zona da Mata e Espírito Santo. Os níveis de precipitação atingiram uma baixa de 10 anos em 2023, mas a recuperação no primeiro trimestre de 2024 aliviou algumas preocupações. No entanto, danos do último trimestre de 2023 persistem. O El Niño causou temperaturas recorde em Espírito Santo, afetando ambas as culturas e desencadeando surtos de cochonilha. O SMG enfrentou altas temperaturas e diminuição da precipitação, embora as chuvas favoráveis em 2023 tenham mitigado a falha da safra. Zona da Mata teve precipitação insuficiente, impactando as estimativas da safra. Como resultado, foram feitas estimativas mais baixas para arábica (45,60 milhões de sacas) e robusta devido ao impacto do clima e das doenças.

Aviso legal

Este documento foi preparado pela hEDGEpoint Global Markets LLC e suas afiliadas (‘HPGM”) de forma exclusiva para fins informativos e instrutivos, sem a finalidade de instituir obrigações ou compromisso com terceiros, bem como, não pretende promover oferta, ou solicitação de oferta, de venda ou compra relativos a quaisquer valores mobiliários ou produtos de investimento. A HPGM e seus associados se eximem expressamente de qualquer uso das informações aqui contidas, que derivem prejuízos ou danos de forma direta ou indireta de qualquer espécie. Em caso de dúvidas não resolvidas na primeira instância de contato com o cliente (client.services@hedgepointglobal.com), entre em contato com nosso canal interno de ouvidoria (ouvidoria@hedgepointglobal.com) ou 0800-878-8408 (somente para clientes no Brasil).

Para acessar esse relatório, você precisa ser um assinante.