Sep 2 / Laleska Moda

Um mês volátil para o café: arábica e robusta atingem máximas de 3 meses em agosto

🠔 Voltar para página principal do blog
  • O mercado cafeeiro permaneceu altamente volátil em agosto, com flutuações significativas nos preços futuros do Arábica e do Robusta após a primeira semana do mês. Os contratos de prazo mais próximo para ambas as variedades atingiram uma alta de três meses nos últimos dias, aproximando-se dos níveis vistos no início de maio. 

  • Os preços não têm sido sustentados apenas por fundamentos, mas por compras especulativas, especialmente após a queda nos estoques certificados de Arábica em agosto, com os torrefadores dos EUA tentando garantir o abastecimento após a tarifa de 50% sobre os grãos brasileiros. O relatório da CFTC de sexta-feira, 29 de agosto, mostrou um leve aumento nas posições líquidas compradas em agosto.

  •  Uma safra menor de arábica no Brasil em 25/26 e o desenvolvimento da temporada 26/27 no país, e da temporada 25/26 no Vietnã também continuam trazendo volatilidade aos preços. 

  • No Vietnã, o tufão Kajiki contribuiu para a instabilidade geral do mercado nos últimos dias. No entanto, nenhum impacto foi registrado nas áreas produtoras de café, que estão atualmente na fase final de desenvolvimento da safra 25/26.

  • No Brasil, a temporada 26/27 está em fase de desenvolvimento, com maior atenção às condições climáticas. Desenvolvimentos climáticos desfavoráveis representam um risco potencial para a cultura do arábica, que já enfrentou desafios nos últimos anos. Os agricultores brasileiros também continuam segurando as vendas enquanto aguardam as grandes florações da temporada 26/27.

Um mês volátil para o café: arábica e robusta atingem máximas de 3 meses em agosto

Os preços do café mantiveram-se altamente voláteis ao longo de agosto. Após um período mais lento, os futuros subiram nas últimas semanas, apoiados principalmente por incertezas de oferta e compras especulativas. Depois de atingir as máximas de 391 c/lb na quinta-feira, o contrato de dezembro/25 do Arábica fechou na última sexta-feira, 29 de agosto, a 386,1 c/lb, alta de 33,7% no mês. O contrato de novembro do Robusta também teve uma alta significativa de 44,5% no mês, fechando na sexta-feira a 4.815 USD/mt. Apesar da queda no início desta semana de Setembro, o mercado tende a seguir volátil. Notavelmente, a arbitragem entre os preços do Arábica e do Robusta também aumentou no mês e agora está em seus níveis mais altos desde o início de 2022.

Conforme mencionado em nossa análise anterior (link), as preocupações estão crescendo com o fornecimento de café arábica a curto prazo. A safra 25/26 do Brasil é menor do que o esperado, e os estoques certificados da variedade estão diminuindo em meio à atual tarifa de 50% dos EUA sobre os grãos de café brasileiros. Os torrefadores norte americanos provavelmente garantirão o fornecimento de outras origens, que atualmente têm estoques baixos, bem como de estoques certificados, fornecendo suporte de curto prazo para os preços.

LN-Robusta (USD/mt), NY-Arábica e Arbitragem (c/lb)

Fonte: LSEG

Refletindo essas preocupações, o spread para os contratos do Arábica de curto prazo aumentou, principalmente para os contratos de dezembro/25 vs. março/26. O spread do Robusta novembro/25 e janeiro/26 também aumentou em agosto, apesar de um recuo na semana passada, refletindo também preocupações com a oferta no curto prazo. Apesar da grande produção dessa variedade no Brasil e na Indonésia na safra 25/26, os agricultores brasileiros ainda permanecem distantes do mercado, redirecionando mais vendas para a indústria nacional. Enquanto isso, os suprimentos na Indonésia são mais escassos do que no início da temporada.

Arábica: Spread entre Dezembro/25 e Março/26(c/lb)
Robusta: Spread entre Novembro/25 e Janeiro/26 (USD/mt)

Fonte: LSEG

Fonte: LSEG

Enquanto isso, a disponibilidade do Robusta do Vietnã permanece baixa. Em um desenvolvimento recente, alguns traders têm procurado grãos brasileiros e indonésios para cumprir seus contratos. No final de agosto, o tufão Kajiki também atingiu o país. Embora o evento não tenha prejudicado as regiões produtoras de café, ele contribuiu para a instabilidade do mercado no mês passado, já que o Vietnã está atualmente na fase de desenvolvimento da temporada 25/26. A demanda por Robusta pode aumentar nos próximos meses devido aos atuais níveis de arbitragem e temores de escassez de arábica. Como mencionado anteriormente, o estoque certificado caiu em meio à falta de interesse de venda dos agricultores brasileiros, enquanto a maioria das outras origens está em sua entressafra.

Esses fundamentos também levaram a compras especulativas na semana passada. Os fundos arábica aumentaram suas posições compradas líquidas e os fundos especulativos robusta passaram de posições líquidas vendidas para posições compradas líquidas no último relatório COT, o que também contribuiu para o aumento dos preços. À medida que avançamos para o desenvolvimento da temporada 26/27 no Brasil, podemos ver mais atividade de fundos nas próximas semanas, dependendo da previsão do tempo do país, pois desenvolvimentos climáticos desfavoráveis representam um risco potencial para o ciclo 26/27.

CFTC: Posição Líquida dos Fundos Especulativos - Arábica (lotes)
ICE: Posição Líquida dos Fundos Especulativos - Robusta (lotes)

Fonte: CFTC

Fonte: ICE

Nas próximas duas semanas, são esperadas condições mais secas com chuvas abaixo da média na maioria das regiões produtoras de café arábica no Brasil. Atualmente, um volume maior de precipitação é necessário para induzir grandes florações nas áreas de arábica para a temporada 26/27. Nas áreas de Conilon, boas chuvas foram registradas no Espírito Santo, e o clima favorável está previsto para as próximas semanas. Chuvas mais volumosas nessas regiões promoverão novas flores e são essenciais para o pegamento de flores que já se abriram.

Brasil Previsão do tempo nos próximos 14 dias – Modelo Europeu (mm)

Fonte: World AG Weather

Em resumo

O mercado de café permaneceu altamente volátil ao longo de agosto, com os preços futuros do arábica e do robusta retornando aos níveis de maio até o final do mês. Os preços estão sendo sustentados por preocupações com a oferta de curto prazo e compras especulativas, especialmente após a queda nos estoques certificados de arábica em meio às tarifas de 50% dos EUA sobre o grão brasileiro. A maioria das outras origens está em entressafra com ofertas limitadas, enquanto os agricultores brasileiros permanecem distantes do mercado aguardando o florescimento da safra 26/27 de arábica. O clima no país continua seco e o aumento das chuvas é necessário para induzir o florescimento Nas próximas semanas, o mercado deve prestar muita atenção não apenas às condições climáticas no Brasil, mas também no Vietnã, América Central e Colômbia, já que a temporada 25/26 ainda está em desenvolvimento nessas regiões.


Relatório Semanal — Café

Escrito por Laleska Moda

laleska.moda@hedgepointglobal.com

Revisado por Carolina França
carolina.franca@hedgepointglobal.com

www.hedgepointglobal.com

Aviso legal

Este documento foi preparado pela Hedgepoint Schweiz AG e suas afiliadas (“Hedgepoint”) exclusivamente para fins informativos e instrutivos, sem a intenção de criar obrigações ou compromissos com terceiros. Não se destina a promover ou solicitar uma oferta de venda ou compra de quaisquer valores mobiliários, commodity interests ou produtos de investimento.A Hedgepoint e suas associadas renunciam expressamente a qualquer responsabilidade pelo uso das informações contidas neste documento que resulte, direta ou indiretamente, em qualquer tipo de dano. As informações são obtidas de fontes que acreditamos serem confiáveis, mas não garantimos a atualidade ou precisão dessas informações. O trading de commodity interests, como futuros, opções e swaps, envolve um risco substancial de perda e pode não ser adequado para todos os investidores. Você deve considerar cuidadosamente se esse tipo de negociação é adequado para você, levando em conta sua condição financeira. O desempenho passado não é necessariamente indicativo de resultados futuros. Os clientes devem confiar em seu próprio julgamento independente e/ou consultar seus consultores antes de realizar qualquer transação. A Hedgepoint não fornece consultoria jurídica, tributária ou contábil, sendo de sua responsabilidade buscar essas orientações separadamente. A Hedgepoint Schweiz AG está organizada, constituída e existente sob as leis da Suíça, é afiliada à ARIF, a Associação Romande des Intermédiaires Financiers, que é uma Organização de Autorregulação autorizada pela FINMA. A Hedgepoint Commodities LLC está organizada, constituída e existente sob as leis dos Estados Unidos, sendo autorizada e regulada pela Commodity Futures Trading Commission (CFTC) e é membro da National Futures Association (NFA), atuando como Introducing Broker e Commodity Trading Advisor. A HedgePoint Global Markets Limited é regulada pela Dubai Financial Services Authority. O conteúdo é direcionado a Clientes Profissionais e não a Clientes de Varejo. A Hedgepoint Global Markets PTE. Ltd está organizada, constituída e existente sob as leis de Singapura, isenta de obter uma licença de serviços financeiros conforme o Segundo Anexo do Securities and Futures (Licensing and Conduct of Business) Act, pela Monetary Authority of Singapore (MAS). A Hedgepoint Global Markets DTVM Ltda. é autorizada e regulada no Brasil pelo Banco Central do Brasil (BCB) e pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM). A Hedgepoint Serviços Ltda. está organizada, constituída e existente sob as leis do Brasil. A Hedgepoint Global Markets S.A. está organizada, constituída e existente sob as leis do Uruguai. Em caso de dúvidas não resolvidas no primeiro contato com o atendimento ao cliente (client.services@hedgepointglobal.com), entre em contato com o canal de ouvidoria interna (ombudsman@hedgepointglobal.com – global ou ouvidoria@hedgepointglobal.com – apenas Brasil) ou ligue para 0800-8788408 (apenas Brasil). Integridade, ética e transparência são valores que guiam nossa cultura. Para fortalecer ainda mais nossas práticas, a Hedgepoint possui um canal de denúncias para colaboradores e terceiros via e-mail ethicline@hedgepointglobal.com ou pelo formulário Ethic Line – Hedgepoint Global Markets. “HedgePoint” e o logotipo “HedgePoint” são marcas de uso exclusivo da HedgePoint e/ou de suas afiliadas. O uso ou reprodução é proibido, a menos que expressamente autorizado pela HedgePoint. Além disso, o uso de outras marcas neste documento foi autorizado apenas para fins de identificação. Isso, portanto, não implica quaisquer direitos da HedgePoint sobre essas marcas ou implica endosso, associação ou aprovação pelos proprietários dessas marcas com a HedgePoint ou suas afiliadas.