Jul 12 / Alef Dias e Ignacio Espinola

Relatório Mensal Pós-WASDE - 2024 07 12

🠔 Voltar para página principal do blog
"Comentários sobre os resultados do relatório do USDA."

Soja: USDA confirma pequena correção nos Estoques Finais dos EUA

Soja EUA – Estoque Final (M bu)

Fonte: USDA, Bloomberg, Hedgepoint

Seguindo a tendência do relatório do mês passado, o balanço de oferta e demanda de soja de 24/25 quase não sofreu ajustes.

Na América do Sul, o USDA parece confortável com uma produção brasileira de 153M mt para a safra atual e 169M mt para a safra 24/25, ambos os números inalterados. Quanto à Argentina, o relatório ajustou a safra atual em -0,5M mt, deixando o número final em 49,5M mt e ajustando também os estoques finais. 
Para os EUA, a agência trouxe um pequeno corte na produção e nos estoques finais, principalmente devido à menor área plantada - o que era esperado após o relatório de área plantada de junho.
Finalmente, na China, a maior mudança para o gigante asiático veio das importações, com uma expectativa de +3M mt, deixando o número final em 108M mt, em linha com as últimas compras que fizeram do Brasil nas últimas semanas. (Quase +3M mt a mais em relação à média histórica).

Mais detalhes aqui

Milho: produção de milho dos EUA está em linha com as expectativas do mercado

Figura 2: Milho EUA – Estoque Final (M bu)

Fonte: USDA, Bloomberg, Hedgepoint

Nos EUA, houve um aumento de 6M mt na produção de 24/25, deixando o número final em 383,5, muito próximo da estimativa mediana do mercado de 383M mt. Por outro lado, as exportações mais altas, tanto para a safra atual quanto para a próxima, levaram a estoques finais mais altos do que o esperado, reduzindo a pressão baixista com a produção mais alta.

Estávamos esperando um certo ajuste nos números de produção da América do Sul, mas isso não aconteceu dessa vez. O relatório trouxe uma produção de 52M mt para a Argentina, 1M mt a menos do que o relatório anterior, um número de produção muito otimista, considerando que alguns analistas estão falando de uma safra de 46M mt. No lado brasileiro, o relatório permaneceu inalterado, registrando 122M mt. Como referência, o número da CONAB é de 116M mt.
Teremos que aguardar o próximo relatório para ver se o USDA finalmente cortará os números de produção da América do Sul, ajustando o desequilíbrio real no balanço global.

Mais detalhes aqui

Trigo: Números baixistas dominam o relatório

Figura 3: Trigo EUA - Produção (M bu)

Fonte: USDA, Bloomberg, hEDGEpoint

Nos EUA, a estimativa de produção de todas as classes de trigo aumentou devido ao progresso acelerado da colheita de inverno e às ótimas condições de safra para a safra de primavera. As primeiras previsões de produção baseadas na pesquisa de 2024 para outros trigos de primavera e Durum indicaram um aumento em relação ao ano passado para ambas as classes. Isso levou a maiores rendimentos e área colhida, apesar do corte na área plantada - em linha com o relatório de área cultivada de junho.

Os estoques iniciais também foram aumentados devido aos números mais altos observados no último relatório de estoques. Ainda assim, os ajustes na produção e nos estoques finais foram muito maiores do que os analistas de mercado esperavam, levando a uma sessão muito baixista para o trigo em Chicago.
Os estoques finais mundiais também ficaram acima das expectativas máximas do mercado, com os aumentos de produção nos EUA (+3,6M mt), Paquistão (+1,4M mt) e Canadá (+1M mt) sendo os maiores contribuintes para o ajuste para cima de 5M mt nos estoques finais globais, que agora estão em 257,2M mt para a temporada 24/25. A previsão de produção do Paquistão foi elevada para um recorde de 31,4M mt, com base em estimativas do governo que indicam um grande rendimento. A produção do Canadá foi aumentada para 35M mt devido à melhoria das condições de umidade nas províncias da pradaria.


Mais detalhes aqui
Legenda dos Gráficos

Report Semanal — Grãos

Escrito por Alef Dias
alef.dias@hedgepointglobal.com

Escrito por Ignacio Espinola
ignacio.espinola@hedgepointglobal.com

www.hedgepointglobal.com

Aviso legal

Este documento foi preparado pela hEDGEpoint Global Markets LLC e suas afiliadas (‘HPGM”) de forma exclusiva para fins informativos e instrutivos, sem a finalidade de instituir obrigações ou compromisso com terceiros, bem como, não pretende promover oferta, ou solicitação de oferta, de venda ou compra relativos a quaisquer valores mobiliários ou produtos de investimento. A HPGM e seus associados se eximem expressamente de qualquer uso das informações aqui contidas, que derivem prejuízos ou danos de forma direta ou indireta de qualquer espécie. Em caso de dúvidas não resolvidas na primeira instância de contato com o cliente (client.services@hedgepointglobal.com), entre em contato com nosso canal interno de ouvidoria (ouvidoria@hedgepointglobal.com) ou 0800-878-8408 (somente para clientes no Brasil).

Para acessar esse relatório, você precisa ser um assinante.