Aug 12 / Ignacio Espinola

Relatório Mensal Pós-WASDE - 2024 08 12

🠔 Voltar para página principal do blog
"Comentários sobre os resultados do relatório do USDA."

Soja: USDA confirma pequena correção nos Estoques Finais dos EUA

Soja EUA – Estoque Final (M bu)

Fonte: USDA, Bloomberg, Hedgepoint

Este mês o USDA trouxe algumas atualizações interessantes em relação aos números dos EUA.

O USDA elevou o número da safra 24/25 dos EUA de soja para um recorde de 124.9 M mt, superando as expectativas dos analistas e a previsão do mês passado. A mesma situação aconteceu com os Estoques Finais, que é projetado em 12.5 Mt/ ha, bem superior aos 12.6 Mt/ ha esperados e ao número do mês anterior. Finalmente, o rendimento por acre chegou a 1.44 Mt/ha, 0.03 Mt/ha acima do relatório anterior.

Agosto é o mês mais importante para o desenvolvimento da safra de soja, e os traders monitorarão de perto o clima no Centro-Oeste dos EUA, que até agora se espera que seja amplamente benéfico.

Do lado sul-americano não há tantas coisas que valha a pena mencionar. Em relação à safra 23/24, o número da Argentina foi reduzido mais uma vez em 0,5 M mt, deixando um número final em 49 M mt, o que concordamos, e o número de produção do Brasil permaneceu inalterado, em 153 M mt.


Milho: produção de milho dos EUA está em linha com as expectativas do mercado

Figura 2: Milho EUA – Estoque Final (M bu)

Fonte: USDA, Bloomberg, Hedgepoint

Do lado dos EUA, houve um aumento na produtividade do milho para 183,1 bu/acre (4,65 Mt/ha) seguido de uma redução na área plantada que não afetou muito os estoques finais e o número total de produção. Ainda assim, uma produção de 384.7 M mt representa a terceira maior safra de milho da história dos Estados Unidos.

Na América do Sul, e como dito no nosso relatório Pré-WASDE, esperávamos algum ajuste na produção argentina. O relatório reduziu a leitura da Argentina em 2 M mt, deixando uma produção total em 50 M mt, ainda achamos que há espaço para redução até 46,5 M mt que, em nossa opinião, é o número mais realista. Parece que o USDA está demorando algum tempo e ajustará o número final lentamente nos próximos relatórios, já que tem cortado entre 2-1 M mt a cada mês.

Do lado do Brasil, o relatório veio inalterado. Lembremos que o número da CONAB estava mais próximo de 116 M mt e o nosso número permanece em 119 M mt para a produção 23/24 de milho do Brasil.

Resumindo, devemos ver um mercado neutro a ligeiramente altista, considerando os ajustes observados neste relatório. Os fundos ainda estão em baixa e parece que o mercado tem muita atuação no lado do milho.

Trigo: Números baixistas dominam o relatório

Figura 3: Trigo EUA - Produção (M bu)

Fonte: USDA, Bloomberg, hEDGEpoint

Como esperado, o USDA não trouxe muitas novidades para o trigo. Do lado dos EUA, há uma redução nos estoques finais de 0.8 M Mt deixando um número final em 22.5 M Mt. Do lado da produção, também houve um ajuste deixando a safra dos EUA em 53.9 M mt versus 54.7 M mt.

A preocupação com a produção europeia e especialmente com a francesa (potencialmente, a pior colheita em 41 anos) é o que o mercado está monitorando. Além disso, as boas notícias sobre o último leilão GASC, em que o governo egípcio lançou o seu maior leilão da história para 3,8 M mt em posições diferidas (outubro de 2024 a abril de 2025) podem trazer algumas ideias sobre a curva futura dos preços.

Para concluir, este foi um relatório neutro a ligeiramente otimista para o trigo, enquanto aguardamos a confirmação das estimativas de colheita da Europa.

Legenda dos Gráficos

Report Semanal — Grãos

Escrito por Ignacio Espinola

ignacio.espinola@hedgepointglobal.com

Corregido por Thais Italiani
Thais.Italiani@hedgepointglobal.com

www.hedgepointglobal.com

Aviso legal

Este documento foi preparado pela Hedgepoint Global Markets LLC e suas afiliadas (“HPGM”) exclusivamente com fins informativos e instrucionais, não tendo o propósito de estabelecer obrigações ou compromissos à terceiros, nem a intenção de promover uma oferta, ou solicitação de oferta de compra ou venda de quaisquer valores mobiliários, futuros, opções, moedas e swap ou produtos de investimento. A Hedgepoint Commodities LLC (“HPC”), uma entidade de propriedade integral do HPGM, é uma Introducing Broker e um membro registrado do National Futures Association. A negociação de futuros, opções, moedas e swap envolve riscos significativos de perdas e pode não ser adequado para todos os investidores. Performance anterior não é necessariamente indicativo de resultados no futuro. Os clientes da Hedgepoint devem confiar em seu próprio julgamento independente e em consultores externos antes de entrar em qualquer transação que seja introduzida pela empresa. A HPGM e seus associados expressamente não se responsabiliza por qualquer uso das informações contidas neste documento que resulte direta ou indiretamente em danos ou prejuízos de qualquer tipo. Em caso de questionamentos não resolvidos por nossa equipe de atendimento ao cliente (client.services@hedgepointglobal.com), contate nosso canal de ombudsman interno (ombudsman@hedgepointglobal.com) ou 0800-878 8408/ouvidoria@hedgepointglobal.com (somente para clientes no Brasil).

Para acessar esse relatório, você precisa ser um assinante.