Sep 13 / Ignacio Espinola

Relatório Mensal Pós-WASDE - 2024 09 12

🠔 Voltar para página principal do blog
"Comentários sobre os resultados do relatório do USDA."

Soja: Neutro

Soja Mundo – Estoque Final (M ton)

Fonte: USDA, Bloomberg, Hedgepoint

Diferentemente das demais edições do relatório do USDA, que se baseiam em imagens de satélite, em setembro são realizadas visitas às culturas. Dessa forma, as informações reportadas são mais confiáveis.

O USDA não nos trouxe grandes novidades sobre a soja. Para os EUA, os números são bastante semelhantes ao relatório anterior divulgado em agosto, com quase o mesmo nível de estoques finais para a safra 23/24 e uma pequena redução de 280 mil toneladas para a safra 24/25. O restante dos números permaneceu quase inalterado.

Do lado sul-americano não foram listados fatores relevantes.
Continuamos esperando a produção agrícola da Argentina em 51 milhões de toneladas e do Brasil em 169 milhões de toneladas até que novas notícias/questões/problemas com a safra nos digam para reduzir a expectativa.

Este foi um relatório neutro para a soja.

Milho: Neutro-Baxista

Milho Mundo – Estoque Final (M ton)

Fonte: USDA, Bloomberg, Hedgepoint

O cenário da safra de milho 24/25 mundial é de leve redução nos estoques para 308M ton (-2M ton) por conta de ajustes na China que é esperada importando 21M ton ante 23M ton na leitura do mês passado.

Do lado dos EUA, houve um aumento na produtividade do milho de 0,5 bu/acre para 183,6 bu/acre (4,7 Mt/ha), o que foi uma surpresa, pois a expectativa do mercado era de uma redução de 0,2 bu/acre em relação ao relatório anterior (183,1 bu/acre). Outro destaque ficou por conta dos estoques finais. A atualização da safra 23/24 trouxe redução de 1,4M ton, enquanto o mercado esperava corte menor. No que tange a safra nova, 24/25, por conta da maior oferta, o impacto em estoque foi menor, apenas 0,5M ton, em linha com a expectativa do mercado.

Na América do Sul, e como destacado nosso relatório Pré-WASDE, não tivemos estimativas de mercado, o que dificultou a geração de qualquer expectativa com base na opinião de outros players e participantes. Dito isto, este relatório veio inalterado para Brasil e Argentina, com 127M ton e 51M ton de produção 24/25, respectivamente.

Em suma, este foi um relatório neutro/ligeiramente baixista para o milho por conta do aumento da leitura de produtividade nos EUA e do menor apetite da China.

Trigo: Neutro

Trigo Mundo: Estoque Final (M ton)

Fonte: USDA, Bloomberg, Hedgepoint

Como era de se esperar, o USDA não trouxe muitas novidades para o trigo. Do lado dos EUA, os estoques finais 24/25 foram mantidos em 22,5M ton. Do lado dos estoques finais mundiais, o WASDE trouxe um ajuste de -0.6M ton, deixando o número final em 257,2M ton.

Todos os olhos ainda estão voltados para a Europa, onde permanece a preocupação com as más colheitas francesas e alemãs, enquanto esperamos encontrar mais clareza também sobre as colheitas do Mar Negro. Entretanto, o quadro não parece bom para o continente europeu.

Para concluir, este foi um relatório neutro a ligeiramente altista para o trigo, enquanto aguardamos a confirmação das estimativas de colheita da Europa.


Report Semanal — Grãos

Escrito por Ignacio Espinola

ignacio.espinola@hedgepointglobal.com

Revisado por Thais Italiani

thais.italiani@hedgepointglobal.com

www.hedgepointglobal.com

Aviso legal

Este documento foi preparado pela Hedgepoint Global Markets LLC e suas afiliadas (“HPGM”) exclusivamente com fins informativos e instrucionais, não tendo o propósito de estabelecer obrigações ou compromissos à terceiros, nem a intenção de promover uma oferta, ou solicitação de oferta de compra ou venda de quaisquer valores mobiliários, futuros, opções, moedas e swap ou produtos de investimento. A Hedgepoint Commodities LLC (“HPC”), uma entidade de propriedade integral do HPGM, é uma Introducing Broker e um membro registrado do National Futures Association. A negociação de futuros, opções, moedas e swap envolve riscos significativos de perdas e pode não ser adequado para todos os investidores. Performance anterior não é necessariamente indicativo de resultados no futuro. Os clientes da Hedgepoint devem confiar em seu próprio julgamento independente e em consultores externos antes de entrar em qualquer transação que seja introduzida pela empresa. A HPGM e seus associados expressamente não se responsabiliza por qualquer uso das informações contidas neste documento que resulte direta ou indiretamente em danos ou prejuízos de qualquer tipo. Em caso de questionamentos não resolvidos por nossa equipe de atendimento ao cliente (client.services@hedgepointglobal.com), contate nosso canal de ombudsman interno (ombudsman@hedgepointglobal.com) ou 0800-878 8408/ouvidoria@hedgepointglobal.com (somente para clientes no Brasil)

Para acessar esse relatório, você precisa ser um assinante.