Dec 10 / Ignacio Espinola

Relatório Mensal Post-WASDE - 2024 12 10

Milho - Neutro/altista

No milho, o relatório trouxe números de neutros a altistas. No quadro dos EUA, houve aumento nos números de exportação (de 59,06 para 62,87 milhões de toneladas) e consumo doméstico (de 321,7 para 322,98 milhões de toneladas). Diante disso, houve um corte razoável no estoque final (49,23 para 44,15 milhões de toneladas). No lado sul-americano, não houve mudanças, com o USDA mantendo a tendência de produções cheias no Brasil e na Argentina. Para os demais países, pequenos cortes foram registrados nos estoques finais. Dessa forma, no quadro mundial o estoque final foi reduzido de 304,14 para 296,44 milhões de toneladas) amparado, principalmente, pelo corte no estoque norte-americano.

Soja - Neutro

Para a soja, o relatório foi bastante neutro, conforme o esperado. Não houve mudanças nos números da temporada 2024/25 dos EUA. No lado sul-americano, houve também a manutenção para o número de produção do Brasil (169 milhões de toneladas), enquanto para a Argentina, aumentou a expectativa de produção de 51 para 52 milhões de toneladas. Entendemos que tais números mantêm as safras de Brasil e Argentina dentro da realidade, com o clima positivo mantendo o potencial de produções cheias. Com relação às importações chinesas, não houve mudanças (109 milhões de toneladas). Por fim, o estoque mundial 2024/25 teve uma leve elevação de 131,74 para 131,87 milhões de toneladas, ainda mantendo os estoques em níveis recordes.

Trigo - Neutro

Para o trigo, este último relatório WASDE não trouxe grandes mudanças. A maior delas veio da região do Mar Negro, onde os números de exportação russos sofreram uma redução de 1 milhão de toneladas (de 48 para 47 milhões de toneladas), um ajuste de 2% que impactou os estoques finais, aumentando para 8,24 milhões de toneladas, um uso de 10% dos estoques (8% anterior). Do lado ucraniano, houve um ajuste de 0,5 milhão de toneladas na exportação, que subiu para 16,5 milhões de toneladas, o que impactou o estoque final de 0,99 para 0,79 milhão de toneladas, deixando um estoque/uso de apenas 3%. O resto do mundo não sofreu nenhuma mudança significativa.

Escrito por Ignacio Espinola
ignacio.espinola@hedgepointglobal.com

Revisado por Luiz Fernando Roque
luiz.roque@hedgepointglobal.com

www.hedgepointglobal.com

Aviso legal

Este documento foi preparado pela Hedgepoint Global Markets LLC e suas afiliadas (“HPGM”) exclusivamente com fins informativos e instrucionais, não tendo o propósito de estabelecer obrigações ou compromissos à terceiros, nem a intenção de promover uma oferta, ou solicitação de oferta de compra ou venda de quaisquer valores mobiliários, futuros, opções, moedas e swap ou produtos de investimento. A Hedgepoint Commodities LLC (“HPC”), uma entidade de propriedade integral do HPGM, é uma Introducing Broker e um membro registrado do National Futures Association. A negociação de futuros, opções, moedas e swap envolve riscos significativos de perdas e pode não ser adequado para todos os investidores. Performance anterior não é necessariamente indicativo de resultados no futuro. Os clientes da Hedgepoint devem confiar em seu próprio julgamento independente e em consultores externos antes de entrar em qualquer transação que seja introduzida pela empresa. A HPGM e seus associados expressamente não se responsabiliza por qualquer uso das informações contidas neste documento que resulte direta ou indiretamente em danos ou prejuízos de qualquer tipo. Em caso de questionamentos não resolvidos por nossa equipe de atendimento ao cliente (client.services@hedgepointglobal.com), contate nosso canal de ombudsman interno (ombudsman@hedgepointglobal.com) ou 0800-878 8408/ouvidoria@hedgepointglobal.com (somente para clientes no Brasil).”

Para acessar esse relatório, você precisa ser um assinante.