Sep 11 / Pedro Schicchi e Alef Dias

Relatório Mensal Pré-WASDE - 2023 09 11

🠔 Voltar para página principal do blog
"Perspectivas para o relatório do USDA. Foco pra soja e milho continua a ser a produtividade nos EUA: mercado espera cortes, mas que podem ser parcialmente compensados por menor demanda. No caso do trigo, reduções podem ocorrer nas produções de Canadá, Argentina e Austrália. Já o balanço russo pode caminhar na direção contrária."

Soja: Neutro/Baixista

Figura 1: Soja EUA - Produtividade (bu/ac)

Fonte: USDA, Bloomberg, hEDGEpoint

Novo WASDE, mas o foco continua o mesmo: a produtividade nos EUA. O pico de incerteza na soja passou, mas ainda há muito o que acontecer. O mercado espera rendimentos menores, resultando em cerca de 63M bu a menos na produção. No entanto, agentes também prevêem uma redução de 40M nos estoques finais, assim a diferença viria de uma redução na demanda.
Nossa visão é baixista em relação a produtividade. Embora um corte seja provável, estamos atualmente na faixa superior das estimativas. Porém, não somos tão pessimistas em relação à demanda total. Por um lado, as exportações estão realmente atrasadas, por outro margens fortes indicam que o esmagamento pode se sair melhor do que o estimado atualmente. Além disso, o USDA costuma ser conservador ao alterar a demanda em relatórios iniciais da safra.

Milho: Neutro/Baixista

Figura 2: Milho EUA - Produtividade (bu/ac)

Fonte: USDA, Bloomberg, hEDGEpoint

A produtividade nos EUA provavelmente também será o destaque para o milho. No entanto, o foco pode ser compartilhado com a Ucrânia.
Dadas as diferenças nos calendários de safras, o rendimento de milho nos EUA têm ainda menos incerteza do que o de soja após agosto. Assim, as mudanças esperadas são menores, pelo menos percentualmente. Novamente, embora achemos um corte provável, nossa estimativa está mais próxima do topo da faixa. No entanto, não estamos tão confiantes na força do mercado interno e as vendas para exportação também estão baixas, assim uma redução na demanda é mais provável.
No que diz respeito às exportações da Ucrânia, o fluxo desacelerou bastante desde o fim do Acordo do Corredor de Grãos - e as estimativas do USDA não foram ajustadas desde então, portanto, isso pode acontecer neste mês.

Trigo: Neutro

Figura 3: Trigo Mundo – Estoque Final (M ton)

Fonte: USDA, Bloomberg, hEDGEpoint

Um cenário semelhante ao observado no WASDE de agosto provavelmente se repetirá este mês - fundamentos ligeiramente altistas com uma reação baixista do mercado. Desde o relatório de julho, os estoques finais mundiais foram reduzidos em 5,1M ton - o nível mais baixo desde 15/16 - e os preços estão agora abaixo dos níveis observados antes desse relatório.
Para o relatório de amanhã, em média, os analistas estão esperando cortes modestos nos estoques finais dos EUA e do mundo. Canadá, Argentina e Austrália são alguns dos principais exportadores que podem ter cortes significativos em suas estimativas de produção, devido ao clima desafiador enfrentado pelas safras desses países. Do lado positivo, o maior ajuste pode se dar na produção e exportação russas, mas tal como aconteceu em 22/23, o USDA provavelmente não seguirá as estimativas locais.

Report Semanal — Grãos

Escrito por Alef Dias
alef.dias@hedgepointglobal.com


Escrito por Pedro Schicchi
pedro.schicchi@hedgepointglobal.com

Revisado por Thaís Italiani
thais.italiani@hedgepointglobal.com

www.hedgepointglobal.com

Aviso legal

Este documento foi preparado pela hEDGEpoint Global Markets LLC e suas afiliadas (‘HPGM”) de forma exclusiva para fins informativos e instrutivos, sem a finalidade de instituir obrigações ou compromisso com terceiros, bem como, não pretende promover oferta, ou solicitação de oferta, de venda ou compra relativos a quaisquer valores mobiliários ou produtos de investimento. A HPGM e seus associados se eximem expressamente de qualquer uso das informações aqui contidas, que derivem prejuízos ou danos de forma direta ou indireta de qualquer espécie. Em caso de dúvidas não resolvidas na primeira instância de contato com o cliente (client.services@hedgepointglobal.com), entre em contato com nosso canal interno de ouvidoria (ouvidoria@hedgepointglobal.com) ou 0800-878-8408 (somente para clientes no Brasil).

Para acessar esse relatório, você precisa ser um assinante.