Jun 11 / Alef Dias e Ignacio Espinola

Relatório Mensal Pré-WASDE - 2024 06 11

🠔 Voltar para página principal do blog
"Comentários sobre as perspectivas para o relatório do USDA."

Soja: USDA segue conservador 

Estoques finais de soja dos EUA (M bu)

Fonte: USDA, Bloomberg, Hedgepoint

Sentimento: Baixista

O segundo relatório WASDE da safra nova de 24/25 será divulgado na próxima quarta-feira, 12 de Junho.

Em relação às expectativas, os agentes estão esperando um número de produção entre 49-51 Mmt para a Argentina, com um número WASDE anterior de 50 M Mt, o que parece fazer sentido com as últimas notícias. Quanto ao Brasil, o mercado espera um número entre 149-154 M mt, com uma estimativa anterior de 154 M mt, o que parece um pouco alto, considerando os danos que o clima desafiador causou em muitas partes do Brasil.

As últimas notícias sobre a tentativa do governo brasileiro de descontar os créditos tributários para determinados setores podem trazer algum temor ao agricultor brasileiro, que pode potencialmente desacelerar suas vendas e reduzir o investimento para a próxima safra, já que esse tratamento pode cortar entre 4 e 5% de sua receita. Felizmente par--a eles, o Congresso brasileiro precisa aprovar isso nos próximos quatro meses ou deixar tudo como está agora. Se isso acontecer, deveremos ter uma tendência de alta nos preços que poderá beneficiar os EUA como origem, tornando seus grãos mais competitivos.

Finalmente, com relação aos estoques finais americanos, o mercado tem uma faixa entre 8,7-10,5 M mt para a safra 23/24 e 10,8-13,4M mt para a safra 24/25, com estimativas atuais de 9,3 M mt para a safra antiga e 12,1M mt para a safra nova.

Considerando este contexto, nos encontraremos em um cenário confortável em relação aos estoques finais, mas ainda precisamos ficar de olho em novas tratativas e mudanças, como a discussão sobre o crédito fiscal no Brasil.

Milho: Os ajustes na Safras Sul-americanas ainda serão conservadores

Produção de milho da Argentina (M mt)

Fonte: USDA, Bloomberg, Hedgepoint

Sentimento: Baxista

Embora o relatório WASDE de junho não seja um grande impulsionador do mercado, já que os agentes aguardam relatórios de fim de mês mais significativos, ele esclarece alguns números.

Em relação ao milho, o relatório anterior apresentava uma estimativa de 53 M mt para a Argentina, enquanto os últimos relatórios locais mostram números mais próximos de 46-47 M mt devido à doença chicharrita.

Do lado brasileiro, o USDA trabalha com safra em 122 M mt de milho, enquanto a faixa do mercado está entre 119 e 123M mt.

Finalmente, o relatório não deve trazer grandes mudanças para os estoques finais dos EUA consequentemente não trazendo grandes movimentos para o mercado.


Trigo: Toda atenção para Safra Russa

Trigo mundial - Estoques finais (M mt)

Fonte: USDA, Bloomberg, Hedgepoint

Sentimento: Altista

Depois de um longo inverno e de uma primavera repleta de desafios climáticos adversos, a colheita do trigo de inverno está em andamento no Hemisfério Norte, e os traders poderão observar muitas coisas no relatório de quarta-feira. As estimativas medianas do mercado apontam para uma produção total de trigo dos EUA de 51,2 M mt em 2024/25, o que deverá resultar em 21,2 M mt de estoques finais de trigo dos EUA em 2024/25, o maior em quatro anos.

As estimativas mundiais da produção de trigo serão mais interessantes desta vez, após problemas de geada e excesso de umidade na Europa, juntamente com danos por congelamento na Rússia e na Ucrânia, seguidos por condições quentes e secas que ainda estão estressando as plantações ao redor do Mar Negro.

No mês passado, o USDA estimou a produção de trigo da Rússia em 88M mt. Na semana passada, reduzimos nossas estimativas da produção de trigo da Rússia para 79,2 M mt, com o risco de estimativas mais baixas à frente. As projeções para o trigo ucraniano também podem ser reduzidas devido a problemas climáticos, com algumas áreas do país sofrendo com o maio mais seco, enquanto outras receberam quantidades adequadas de chuva. O USDA estimou a produção ucraniana de 2024/25 em 21M mt, em comparação com as 19-20 M mt  das agências locais.

Espera-se que os estoques finais globais em 2024/25 totalizem 251M mt, uma queda de 2,6 M mt em relação à previsão do relatório WASDE de maio.


Report Semanal —Grãos

Escrito por Alef Dias

alef.dias@hedgepointglobal.com

Escrito por
Ignacio Espinola

ignacio.espinola@hedgepointglobal.com

www.hedgepointglobal.com

Aviso legal

Este documento foi preparado pela Hedgepoint Global Markets LLC e suas afiliadas (“HPGM”) exclusivamente com fins informativos e instrucionais, não tendo o propósito de estabelecer obrigações ou compromissos à terceiros, nem a intenção de promover uma oferta, ou solicitação de oferta de compra ou venda de quaisquer valores mobiliários, futuros, opções, moedas e swap ou produtos de investimento. A Hedgepoint Commodities LLC (“HPC”), uma entidade de propriedade integral do HPGM, é uma Introducing Broker e um membro registrado do National Futures Association. A negociação de futuros, opções, moedas e swap envolve riscos significativos de perdas e pode não ser adequado para todos os investidores. Performance anterior não é necessariamente indicativo de resultados no futuro. Os clientes da Hedgepoint devem confiar em seu próprio julgamento independente e em consultores externos antes de entrar em qualquer transação que seja introduzida pela empresa. A HPGM e seus associados expressamente não se responsabiliza por qualquer uso das informações contidas neste documento que resulte direta ou indiretamente em danos ou prejuízos de qualquer tipo. Em caso de questionamentos não resolvidos por nossa equipe de atendimento ao cliente (client.services@hedgepointglobal.com), contate nosso canal de ombudsman interno (ombudsman@hedgepointglobal.com) ou 0800-878 8408/ouvidoria@hedgepointglobal.com (somente para clientes no Brasil).

Para acessar esse relatório, você precisa ser um assinante.