
Relatório Semanal Açúcar e Etanol - 2023 10 30
Etanol perde correlação com o complexo energético
- O sentimento altista do mercado e as interrupções em Santos contribuíram para que os preços do açúcar permanecessem entre 27-27,6 Usc/lb durante a semana.
- Há um consenso sobre o potencial do Brasil para fornecer volumes recordes de açúcar se as condições climáticas cooperarem.
- O conflito no Médio Oriente, os cortes na oferta da OPEP+ e a redução das reservas estratégicas dos EUA levaram a um aumento nos preços do petróleo. O cenário internacional altista não impactou o mercado Brasileiro de combustíveis devido ao compromisso do governo em manter os preços nas bombas reduzidos e à maior disponibilidade de matéria-prima.
- O aumento da quantidade de cana e milho levou a um incremento anual de 11,5% na produção de anidro e 9% de hidratado durante a temporada, apesar da maximização do açúcar por parte das usinas.
Figura 1: Estoque final nas principais origens

Fonte: hEDGEpoint
Figura 2: Impacto dos cortes da OPEP+ nos estoques de petróleo dos EUA

Fonte: Refinitiv, hEDGEpoint
Figura 3: Fim do PPI e quebra de correlação entre hidratado e petróleo

Fonte: Bloomberg, hEDGEpoint
Figura 4: Paridade entre açúcar e etanol hidratado (USc/lb)

Fonte: Bloomberg, hEDGEpoint
Em resumo
Relatório Semanal — Açúcar
Escrito por Lívea Coda
livea.coda@hedgepointglobal.com
Revisado por Pedro Schicchi
pedro.schicchi@hedgepointglobal.com
www.hedgepointglobal.com
Aviso legal
Este documento foi preparado pela hEDGEpoint Global Markets LLC e suas afiliadas (‘HPGM”) de forma exclusiva para fins informativos e instrutivos, sem a finalidade de instituir obrigações ou compromisso com terceiros, bem como, não pretende promover oferta, ou solicitação de oferta, de venda ou compra relativos a quaisquer valores mobiliários ou produtos de investimento. A HPGM e seus associados se eximem expressamente de qualquer uso das informações aqui contidas, que derivem prejuízos ou danos de forma direta ou indireta de qualquer espécie. Em caso de dúvidas não resolvidas na primeira instância de contato com o cliente (client.services@hedgepointglobal.com), entre em contato com nosso canal interno de ouvidoria (ouvidoria@hedgepointglobal.com) ou 0800-878-8408 (somente para clientes no Brasil).
Fale conosco
-
hedgepointhub.support@hedgepointglobal.com
-
ouvidoria@hedgepointglobal.com
-
Rua Funchal, 418, 18º andar - Vila Olímpia São Paulo, SP, Brasil