
Relatório Semanal Açúcar e Etanol - 2023 12 11
O mercado entrou em colapso devido aos fundamentos
- O mercado sofreu uma correção significativa, seguindo os preços do petróleo e seus próprios fundamentos, tornando incerto seu piso: em que nível encontrará suporte?
- As atualizações da safra brasileira definiram um tom de baixa para os fundamentos do açúcar. A notícia de que a Índia deve priorizar a produção de açúcar em detrimento do etanol contribuiu ainda mais para a baixa do mercado. A medida proposta dita a restrição do uso do caldo de cana e melaço de peso B para o etanol, permitindo apenas o uso de melaço de peso C com menor teor de sacarose.
- As mudanças na estratégia de produção de açúcar da Índia podem não afetar significativamente os fluxos comerciais, mas podem eliminar o déficit do balanço global.
- As expectativas climáticas para 2024 estão indicando ENSO-neutro, sugerindo padrões climáticos favoráveis para o desenvolvimento da próxima safra.
Figura 1: O mercado de açúcar está em baixa: Os preços do açúcar bruto não conseguiram romper os 28 c/lb

Fonte: Refinitiv, hEDGEpoint
Figura 2: Balanço de açúcar na Índia antes (esquerda) e depois (direita -Mt)

Fonte: ISMA, AISTA, hEDGEpoint
Figura 3: Balanço global antes (esquerda) e depois (direita -Mt rv)

Fonte: hEDGEpoint, Green Pool
Figura 4: El Niño/La Niña Índice de previsão de Niño 3.4

Fonte: Columbia, hEDGEpoint
Figura 5: Anomalia de precipitação (esquerda mm/dia) e temperatura (direita ºC) - 14 dias a partir de 04 de dezembro

Fonte: NOAA, hEDGEpoint
Em resumo
Relatório Semanal — Açúcar
Escrito por Lívea Coda
livea.coda@hedgepointglobal.com
Revisado por Natália Gandolphi
natalia.gandolphi@hedgepointglobal.com
www.hedgepointglobal.com
Aviso legal
Este documento foi preparado pela hEDGEpoint Global Markets LLC e suas afiliadas (‘HPGM”) de forma exclusiva para fins informativos e instrutivos, sem a finalidade de instituir obrigações ou compromisso com terceiros, bem como, não pretende promover oferta, ou solicitação de oferta, de venda ou compra relativos a quaisquer valores mobiliários ou produtos de investimento. A HPGM e seus associados se eximem expressamente de qualquer uso das informações aqui contidas, que derivem prejuízos ou danos de forma direta ou indireta de qualquer espécie. Em caso de dúvidas não resolvidas na primeira instância de contato com o cliente (client.services@hedgepointglobal.com), entre em contato com nosso canal interno de ouvidoria (ouvidoria@hedgepointglobal.com) ou 0800-878-8408 (somente para clientes no Brasil).
Fale conosco
-
hedgepointhub.support@hedgepointglobal.com
-
ouvidoria@hedgepointglobal.com
-
Rua Funchal, 418, 18º andar - Vila Olímpia São Paulo, SP, Brasil