Relatório Semanal Açúcar e Etanol - 2023 07 24
Demanda de açúcar, para onde vai?
- Os preços do açúcar sobem devido às preocupações com as colheitas na Índia e Tailândia, impulsionados pelo sentimento econômico melhorado em meio aos temores de recessão nos EUA. Especuladores aumentam as apostas otimistas, elevando a posição líquida comprada e se recuperando das mínimas anteriores.
- Os fundamentos continuam os mesmos: estamos passando por um aperto físico. Embora a principal razão por trás disso seja um choque de oferta, vale a pena monitorar a demanda.
- Enquanto o crescimento populacional está positivamente correlacionado com o crescimento do consumo, sua relação com o PIB é um pouco mais complicada e depende do momento vivido pelo país.
- Mais países chegando ao estágio “desenvolvido” e buscando alternativas energéticas, a adoção de impostos sobre o açúcar, ou até mesmo a desaceleração do crescimento populacional são motivos que podem retardar o avanço da demanda. Não esperamos que isso aconteça tão cedo, mas monitorar esses aspectos torna-se essencial para entender o balanço global do açúcar.
Os preços do açúcar continuaram em alta esta semana, sustentados por preocupações contínuas em relação ao impacto potencial do El Niño nas colheitas na Índia e na Tailândia.
“Mais uma pessoa é mais uma colher de açúcar para o café – ou chá, dependendo da sua preferência” é um ditado comum no mercado. E de fato faz sentido! Nos últimos 10 anos, o consumo de açúcar foi 90% correlacionado com a população; se o prazo for estendido para 20 anos, essa relação chega a 97%.
Fonte: hEDGEpoint, Green Pool, IMF
Fonte: hEDGEpoint, Green Pool, IMF
Fonte: IMF, hEDGEpoint
Fonte: IMF, hEDGEpoint
Fonte: IMF, hEDGEpoint
Fonte: FAO, hEDGEpoint
Como exemplo disso, as preocupações atuais com a deterioração das safras de adoçantes no Hemisfério Norte elevaram o índice de alimentos da FAO. Portanto, acompanhar os fundamentos e entender para onde o mercado está indo não é apenas uma questão de estratégia comercial, mas, também, de segurança alimentar.
Em resumo
Relatório Semanal — Açúcar e Etanol
Escrito por Lívea Coda
livea.coda@hedgepointglobal.com
Revisado por Natália Gandolphi
natalia.gandolphi@hedgepointglobal.com
www.hedgepointglobal.com
Aviso legal
Este documento foi preparado pela hEDGEpoint Global Markets LLC e suas afiliadas (‘HPGM”) de forma exclusiva para fins informativos e instrutivos, sem a finalidade de instituir obrigações ou compromisso com terceiros, bem como, não pretende promover oferta, ou solicitação de oferta, de venda ou compra relativos a quaisquer valores mobiliários ou produtos de investimento. A HPGM e seus associados se eximem expressamente de qualquer uso das informações aqui contidas, que derivem prejuízos ou danos de forma direta ou indireta de qualquer espécie. Em caso de dúvidas não resolvidas na primeira instância de contato com o cliente (client.services@hedgepointglobal.com), entre em contato com nosso canal interno de ouvidoria (ouvidoria@hedgepointglobal.com) ou 0800-878-8408 (somente para clientes no Brasil).
Fale conosco
-
hedgepointhub.support@hedgepointglobal.com
-
hedgepointhub.ouvidoria@hedgepointglobal.com
-
Rua Funchal, 418, 18º andar - Vila Olímpia São Paulo, SP, Brasil