Sep 8 / Natália Gandolphi

Relatório Semanal de Café - 2023 09 08

🠔 Voltar para página principal do blog
  • Nessa semana, tivemos a divulgação dos estoques de café no Japão e na União Europeia. Na primeira parte de nossa análise de demanda nos destinos, vamos investigar os números do Japão, e na próxima semana, os números da UE.

  • No primeiro semestre de 2023, a redução nas importações resultou em queda nos estoques do Japão, contrariando a sazonalidade. Em julho, os estoques de café atingiram 2,44M sacas, 18% abaixo da média, com um leve aumento mensal de 3,2%.

  • As importações de junho caíram 10% em relação ao ano anterior, mostrando uma tendência incomum. No ciclo 2022-2023, as importações do Japão despencaram 23%, muito abaixo da estimativa de 5,14M sacas. Apesar das expectativas demográficas, a demanda real tem sido mais fraca.

  • O consumo aparente de outubro de '22 a junho de '23 é de 4,72M sacas, uma queda de 4,3% em relação ao ano anterior. Esses números destacam os desafios no mercado de café do Japão, com uma variação de -0,7% no consumo total de 21/22 a 22/23, sugerindo possíveis mudanças nas preferências do consumidor e interrupções na cadeia de suprimentos.
  • Demanda de café nos destinos | Parte I – Japão

    Esta semana, foram anunciados os dados sobre os níveis de café disponíveis no Japão e na União Europeia. Na primeira etapa da nossa análise de consumo em diferentes regiões, iremos examinar as estatísticas referentes ao Japão, enquanto na semana seguinte, nos concentraremos nos números relativos à União Europeia.

    No mercado japonês, o 1º sem. de 2023 testemunhou uma mudança notável. De janeiro a abril, o Japão experimentou uma redução significativa nos estoques de café, principalmente atribuída a uma queda nas importações. O Japão, como o principal importador de café da Ásia, relatou números historicamente baixos de importação para esses meses, contrariando o aumento sazonal usual.

    Até o final de julho, os estoques de café ficaram em 2,44M scs, refletindo uma variação de 18% em relação à média. No entanto, houve um leve aumento mês a mês de 3,2%, desafiando a esperada queda sazonal de -0,3%.

    Em junho, as importações atingiram 526 mil scs, marcando uma queda de 10% em relação ao ano anterior, juntamente com uma diminuição mês a mês de -0,4%. Essa tendência incomum no mercado de café do Japão chamou a atenção e pode indicar a evolução das preferências do consumidor em meio a interrupções na cadeia de suprimentos.

    Figura 1: Estoques de Café - Japão (Milhões de sacas)
    Figura 2: Importações de Café - Japão (Milhares de sacas)

    Fonte: Japan Coffee Association, hEDGEpoint

    Fonte: Japan Coffee Association, hEDGEpoint

    Fonte: Japan Coffee Association, hEDGEpoint

    Fonte: Japan Coffee Association, hEDGEpoint

    No ciclo de 2022-2023, as importações acumuladas do Japão até junho atingiram 4,19 milhões de sacas, marcando uma acentuada queda ano a ano de -23%. Essa brusca redução de -19% em relação às estimadas 5,14 milhões de sacas destaca uma inesperada diminuição na demanda.

    Embora as tendências demográficas do Japão sugerissem um menor crescimento na demanda, o desempenho real tem sido pior do que o previsto.

    A estimativa de consumo aparente para o período de outubro de 2022 a junho de 2023 fica em 4,72 milhões de sacas, com uma variação ano a ano de -4,3% e uma ligeira diferença de -4,4% em relação à estimativa de 4,94 milhões de sacas.

    Esses números destacam os desafios enfrentados no mercado de café japonês, com uma variação ano a ano de -0,7% no consumo total de 21/22 para 22/23.

    Figura 3: Importações de Café - Japão (Milhões de sacas)
    Figura 4: Consumo Aparente - Japão (Milhões de sacas)

    Em resumo

    Nesta semana, os dados de estoques de café no Japão e na UE foram divulgados. Começamos a análise com o Japão e abordaremos a UE na próxima semana. Notavelmente, o Japão registrou uma redução substancial nos estoques de café de janeiro a abril devido a menores importações, com uma variação de 18% em relação à média, embora julho tenha mostrado um leve aumento.

    As importações de junho caíram 10%, sinalizando possíveis mudanças nas preferências dos consumidores ou problemas na cadeia de suprimentos. No ciclo 2022-2023, as importações do Japão despencaram 23%, muito abaixo da estimativa, refletindo uma demanda mais fraca do que o esperado. A estimativa de consumo aparente de outubro de 2022 a junho de 2023 caiu 4,3%, destacando desafios no mercado de café japonês.

    Relatório Semanal — Café

    Escrito por Natália Gandolphi
    natalia.gandolphi@hedgepointglobal.com

    Revisado por Thaís Italiani
    thais.italiani@hedgepointglobal.com

    www.hedgepointglobal.com

    Aviso legal

    Este documento foi preparado pela hEDGEpoint Global Markets LLC e suas afiliadas (‘HPGM”) de forma exclusiva para fins informativos e instrutivos, sem a finalidade de instituir obrigações ou compromisso com terceiros, bem como, não pretende promover oferta, ou solicitação de oferta, de venda ou compra relativos a quaisquer valores mobiliários ou produtos de investimento. A HPGM e seus associados se eximem expressamente de qualquer uso das informações aqui contidas, que derivem prejuízos ou danos de forma direta ou indireta de qualquer espécie. Em caso de dúvidas não resolvidas na primeira instância de contato com o cliente (client.services@hedgepointglobal.com), entre em contato com nosso canal interno de ouvidoria (ouvidoria@hedgepointglobal.com) ou 0800-878-8408 (somente para clientes no Brasil).

    Para acessar esse relatório, você precisa ser um assinante.