Dec 16 / Laleska Moda

Crop Tour no Vietnã - Dezembro 2024

Nos visitamos as duas maiores regiões produtoras do Vietnã

Verificaram-se grandes diferenças entre as duas regiões visitadas, Dak Lak e Lam Dong, nomeadamente no que se refere à dimensão dos produtores, à área de produção e ao estado das lavouras.

Regiões produtoras de café do Vietnã visitadas - Dak Lak e Lam Dong

Fonte: Hedgepoint

Tendo em conta o atual padrão climático, os dados históricos e o tour da safra, decidimos manter nossa estimativa para a safra vietnamita em 24/25 em 27,1 M scs

Vietnã: Oferta e Demanda (M scs)

Fonte: Hedgepoint

 Dak Lak: Um perfil diverso

Durante a nossa visita, observámos que em Dak Lak existem principalmente pequenos e médios produtores. Tanto os produtores pequenos como os médios tendem a cultivar pimenta, durião e outros frutos juntamente com o café. Os agricultores mais pequenos e menos prósperos reduziram parte da sua área de café nos últimos 5 anos para plantar durião, uma cultura mais rentável no período.-No entanto, para os médios produtores, apesar de alguma redução de área nos últimos anos, houve investimentos para substituir as árvores de parte da área por novas variedades mais produtivas.

Por outro lado, o clima na região não tem sido ideal este ano. Além do tempo seco e quente até meados de 2024, houve mais chuva no 3º e 4º trimestre, o que atrasou a maturação e colheita dos grãos (15-20 dias), levando os agricultores a iniciar a colheita com cerca de 60-80% de maturação. O clima também criou um ambiente mais favorável à propagação da cochonilha. 

As chuvas atuais podem atrasar a secagem do café e afetar a sua qualidade.

A maioria dos agricultores registará uma queda na produção devido às condições meteorológicas adversas e à cochonilha. No entanto, a intensidade da quebra varia de fazenda para fazenda, oscilando entre 10% e até 50%, especialmente entre os agricultores mais pobres.


Da esquerda para a direita: Pimenta e durião numa zona de café em Dak Lak; cafezal, com grãos verdes e maduros; cochonilha nos cafezais em Dak Lak

Fonte: Hedgepoint

É interessante notar que, em termos de vendas de café, os produtores mais pobres já estão vendendo sua safra e são susceptíveis de vender toda a sua produção quando os grãos de café estiverem secos. Os produtores médios, por outro lado, venderam cerca de 10-30% e manterão os seus grãos até que sejam atingidos novos preços recorde.

De acordo com os agricultores, 100.000 VN dong por kg é um preço que garante mais investimentos nas áreas de café. No entanto, 130.000 a 140.000 VN Dong por kg parece ser o novo nível para novas vendas. Muitos comentam que fevereiro poderá ser um bom mês para vender, pois é a época de entressafra no Brasil e na Indonésia e os preços poderão entrar numa tendência de alta.

Em relação à safra 25/26, é importante destacar que as chuvas recentes também provocaram uma floração na maioria das áreas de café em Dak Lak, embora seja muito cedo para prever se isso prejudicará a nova safra. Embora essa pequena floração tenha se extinguido, as árvores pareciam prontas para uma nova florada na região.

Da esquerda para a direita: Trabalhadores na colheita; Secagem do café; cafés verdes e maduros colhidos

Fonte: Hedgepoint

 Lam Dong: Onde os grandes produtores estão

Ao contrário de Dak Lak, Lam Dong apresentou uma perspectiva mais positiva para a produção de robusta do Vietnã. A província é a segunda maior região produtora e onde se encontram os maiores e mais ricos agricultores.Embora alguns agricultores também tivessem plantações de pimenta, muitos só produziam café na região.


As condições climáticas foram mais favoráveis nesta região e os agricultores tinham lucros suficientes de safras passadas para manter o uso de fertilizantes e pesticidas e introduzir variedades mais produtivas. As novas variedades são introduzidas através de enxertos nas árvores antigas.As árvores não só eram mais saudáveis, como também tendiam a ser mais altas do que em Dak Lak.

As novas variedades também têm uma colheita tardia, no final de novembro e dezembro. Prevê-se que a colheita na região termine em janeiro. É provável que a maioria dos produtores espere até que 80% dos grãos estejam maduros para realizar a colheita. 

De acordo com alguns agricultores, a introdução de novas variedades na região ocorreu há cerca de 10 anos, sendo que atualmente os produtores estão apostando na renovação da área com variedades semelhantes ao conilon brasileiro. 
Com o uso dessas variedades, a produtividade é alta (provavelmente a maior de todo o Vietnã) e a produção na região tem sido mais estável e menos afetada pelo clima. A renovação também é feita todos os anos, o que ajuda a manter a produtividade.


Apesar da chuva no terceiro e quarto trimestres, a população de cochonilhas foi menor do que em Dak Lak, com pouco impacto na produção.


Da esquerda para a direita: Cafezal em Lam Dong; Introdução de nova variedade por enxerto; Grãos maiores em Lam Dong

Fonte: Hedgepoint

As vendas de café na região também foram inferiores às de Dak Lak, uma vez que os produtores obtiveram lucros com as safras anteriores e não têm pressa em vender. Os agricultores das regiões só venderam entre 2% e 15% das suas colheitas e é provável que se retenham nos próximos meses. O preço mínimo visado na região é de 130 000 VN dong por kg, mas muitos agricultores indicaram que não venderão até, pelo menos, fevereiro. Alguns agricultores indicaram igualmente que, se o preço-objetivo não for atingido, poderão suspender as suas vendas até maio (momento em que deverão começar os investimentos para 25/26).

Da esquerda para a direita:  Cafés secando e cafezais com grãos maduros

Fonte: Hedgepoint

Vietnã: Clima

Para o relatório completo, clique aqui.

Dak Lak – Precipitação Acumulada (mm)
Lam Dong – Precipitação Acumulada (mm)

Fonte: Refinitiv

Fonte: Refinitiv

Dak Lak – Temperatura Média (ºC)
Lam Dong – Temperatura Média (ºC)

Fonte: Refinitiv

Fonte: Refinitiv

Relatório Semanal — Café

Escrito por Laleska Moda

laleska.moda@hedgepointglobal.com

Revisado por Lívea Coda
livea.coda@hedgepointglobal.com

www.hedgepointglobal.com

Aviso legal

Este documento foi preparado pela Hedgepoint Global Markets LLC e suas afiliadas (“HPGM”) exclusivamente com fins informativos e instrucionais, não tendo o propósito de estabelecer obrigações ou compromissos à terceiros, nem a intenção de promover uma oferta, ou solicitação de oferta de compra ou venda de quaisquer valores mobiliários, futuros, opções, moedas e swap ou produtos de investimento. A Hedgepoint Commodities LLC (“HPC”), uma entidade de propriedade integral do HPGM, é uma Introducing Broker e um membro registrado do National Futures Association. A negociação de futuros, opções, moedas e swap envolve riscos significativos de perdas e pode não ser adequado para todos os investidores. Performance anterior não é necessariamente indicativo de resultados no futuro. Os clientes da Hedgepoint devem confiar em seu próprio julgamento independente e em consultores externos antes de entrar em qualquer transação que seja introduzida pela empresa. A HPGM e seus associados expressamente não se responsabiliza por qualquer uso das informações contidas neste documento que resulte direta ou indiretamente em danos ou prejuízos de qualquer tipo. Em caso de questionamentos não resolvidos por nossa equipe de atendimento ao cliente (client.services@hedgepointglobal.com), contate nosso canal de ombudsman interno (ombudsman@hedgepointglobal.com) ou 0800-878 8408/ouvidoria@hedgepointglobal.com (somente para clientes no Brasil).

Para acessar esse relatório, você precisa ser um assinante.