
Relatório Semanal Energia - 2023 10 27
A gasolina foi o grande destaque do setor de energia em 2023, mas agora o foco se desloca para os destilados
- A gasolina teve um ano bastante altista, sendo a commodity de energia mais valorizada ao longo do ano. No entanto, já observa-se uma diminuição na demanda à medida que nos aproximamos do inverno.
- As expectativas de uma não escalada no Oriente Médio estão sendo refletidas no mercado com prêmios mais baixos em commodities de energia, mas o componente de volatilidade permanece presente.
- Além disso, apenas uma semana antes da reunião do Fed, o complexo energético está equilibrando o risco de demanda menor devido às altas taxas de juros com o receio dos desdobramento Israel-Hamas.
Introdução
As ações da OPEP não apenas restringiram o fornecimento global de petróleo, mas também estão forçando as refinarias a processar petróleo bruto doce leve, que é mais difícil de produzir destilados. Isso está reduzindo o rendimento de destilados, enquanto a demanda por eles está aumentando.

Fonte: Refinitiv

Fonte: CFTC
Com o fim da Driving Season, demanda por gasolina deve reduzir gradualmente nos EUA
Figura 3: Oferta de Gasolina (Milhões de Barris por Dia)

Fonte: Refinitiv
Figura 4: Spread de 6 Meses entre RBOB e Óleo de Aquecimento (USD/gal)

Fonte: Refinitiv
Os preços do petróleo enfraquecem sem uma escalada adicional no Oriente Médio
Figura 5: Benchmark de Petróleo (USD por barril)

Fonte: Refinitiv
Resumo
Relatório Semanal — Energia
Escrito por Victor Arduin
victor.arduin@hedgepointglobal.com
Revisado por Alef Dias
natalia.gandolphi@hedgepointglobal.com
www.hedgepointglobal.com
Aviso legal
Este documento foi preparado pela hEDGEpoint Global Markets LLC e suas afiliadas (‘HPGM”) de forma exclusiva para fins informativos e instrutivos, sem a finalidade de instituir obrigações ou compromisso com terceiros, bem como, não pretende promover oferta, ou solicitação de oferta, de venda ou compra relativos a quaisquer valores mobiliários ou produtos de investimento. A HPGM não atua como Consultor/Assessor de Negociação de Commodities oferecendo negociação personalizada ou consultoria de investimento aos clientes. Os clientes devem confiar em seu próprio julgamento independente e em consultores/assessores externos antes de entrar em qualquer transação introduzida pela empresa. A HPGM e seus associados se eximem expressamente de qualquer uso das informações aqui contidas, que derivem prejuízos ou danos de forma direta ou indireta de qualquer espécie. Em caso de dúvidas não resolvidas na primeira instância de contato com o cliente (client.services@hedgepointglobal.com), entre em contato com nosso canal interno de ouvidoria (ombudsman@hedgepointglobal.com) ou 0800-878-8408/ouvidoria@hedgepointglobal.com (somente para clientes no Brasil).
Fale conosco
-
hedgepointhub.support@hedgepointglobal.com
-
ouvidoria@hedgepointglobal.com
-
Rua Funchal, 418, 18º andar - Vila Olímpia São Paulo, SP, Brasil