Relatório Semanal Macroeconomia - 2024 01 09
O superavit comercial brasileiro fortalece o Real
- O Brasil registra seu maior superávit comercial em mais de 30 anos e, no próximo ano, espera-se que mantenha esse ritmo de crescimento, beneficiando-se dos investimentos na extração de petróleo e do aumento da produtividade no agronegócio.
- Devido aos resultados positivos na balança comercial, o déficit da conta corrente melhorou em meio ao aumento da demanda doméstica.
- No entanto, o país ainda precisa lidar com questões fiscais, cada vez mais ameaçadas por frustrações de receitas e desafios políticos.
Introdução
É inegável que 2023 foi um ano positivo para o Brasil. O PIB cresceu acima das expectativas, próximo dos 3%. A inflação continua a convergir para a meta, atingindo em 2023 cerca de 4,5%. O ambiente favorável com maior crescimento e menor inflação impulsionou o mercado acionário, resultando em uma valorização de mais de 30% no Índice Ibovespa em dólares.
Além dessas boas notícias, o que chama ainda mais a atenção é o excelente resultado da balança comercial brasileira, apresentando um superávit de quase 100 bilhões de dólares (+61,14%) em 2023. No entanto, ainda há desafios significativos de médio prazo que podem trazer volatilidade ao mercado e devem ser monitorados de perto.
Fonte: Secex, Bloomberg
Fonte: Refinitiv
Demanda doméstica cresce no Brasil em 2023
Fonte: Bloomberg
Fonte: Refinitiv
Em Resumo
Rendendo, inclusive, um convite da OPEP para que o país participle como observador na organização
Relatório Semanal — Macro
Escrito por Victor Arduin
victor.arduin@hedgepointglobal.com
Revisado por Alef Dias
alef.dias@hedgepointglobal.com
www.hedgepointglobal.com
Aviso legal
Este documento foi preparado pela hEDGEpoint Global Markets LLC e suas afiliadas (‘HPGM”) de forma exclusiva para fins informativos e instrutivos, sem a finalidade de instituir obrigações ou compromisso com terceiros, bem como, não pretende promover oferta, ou solicitação de oferta, de venda ou compra relativos a quaisquer valores mobiliários ou produtos de investimento.
A HPGM não atua como Consultor/Assessor de Negociação de Commodities oferecendo negociação personalizada ou consultoria de investimento aos clientes. Os clientes devem confiar em seu próprio julgamento independente e em consultores/assessores externos antes de entrar em qualquer transação introduzida pela empresa.
A HPGM e seus associados se eximem expressamente de qualquer uso das informações aqui contidas, que derivem prejuízos ou danos de forma direta ou indireta de qualquer espécie. Em caso de dúvidas não resolvidas na primeira instância de contato com o cliente (client.services@hedgepointglobal.com), entre em contato com nosso canal interno de ouvidoria (ombudsman@hedgepointglobal.com) ou 0800-878-8408/ouvidoria@hedgepointglobal.com (somente para clientes no Brasil).
Fale conosco
-
hedgepointhub.support@hedgepointglobal.com
-
hedgepointhub.ouvidoria@hedgepointglobal.com
-
Rua Funchal, 418, 18º andar - Vila Olímpia São Paulo, SP, Brasil