Relatório Semanal Macroeconomia - 2024 07 02
Ganha força corte de juros em setembro nos EUA
- Ao longo de 2024 o corte de juros nos EUA foi adiado por conta de uma inflação resiliente e dados altistas em relação ao emprego e atividade econômica americana.
- No entanto, semana passada dados do PCE trouxeram esperanças que nos próximos meses poderá ocorrer uma flexibilização da política monetária americana, algo que poderá ter um profundo impacto no mercado de commodities.
- Um dos maiores desafios à frente é observar uma suavização no mercado de trabalho, um dos principais vetores inflacionários devido ao aumento do emprego e dos ganhos reais de salário. No entanto, uma desaceleração poderá ser evidenciada no relatório de 5 de julho.
- Ainda, a eleição americana traz incertezas sobre os rumos da maior economia do mundo, onde um persistente déficit orçamentário fornece fundamentos para a apreciação do dólar, mesmo em um ambiente de corte de juros.
Introdução
A política monetária americana, conduzida pelo Federal Reserve (Fed), possui um profundo impacto na economia global. O atual nível restritivo dos juros traz fundamentos de apreciação para o dólar, uma das principais moedas no mundo, mas traz desafios para o comércio internacional.
No mercado de commodities, por exemplo, onde grande parte dos contratos são negociados em dólares, uma apreciação da divisa americana pode significar redução na demanda por detentores de outras moedas que agora possuem menor poder de compra. Por conta disso, o mercado olha atentamente sinais de uma eventual flexibilização da política monetária na maior economia do mundo.
Nesse sentido, vamos discutir nesse relatório quais as principais variáveis a serem observadas na próximas semanas que serão decisivas para uma mudança do cenário monetária americano.
Fonte:
Bureau
of
Labor Statistics
Fonte: BEA
Até metade 2024 houve uma piora na percepção da inflação no país
Fonte: Bloomberg
Ainda forte, o mercado de trabalho é uma das principais preocupações
Fonte: IBGE
Período eleitoral poderá trazer mais incertezas que certezas
Em Resumo
Relatório Semanal — Macro
Escrito por Victor Arduin
victor.arduin@hedgepointglobal.com
Revisado por Alef Dias
alef.dias@hedgepointglobal.com
www.hedgepointglobal.com
Aviso legal
Este documento foi preparado pela Hedgepoint Global Markets LLC e suas afiliadas (“HPGM”) exclusivamente com fins informativos e instrucionais, não tendo o propósito de estabelecer obrigações ou compromissos à terceiros, nem a intenção de promover uma oferta, ou solicitação de oferta de compra ou venda de quaisquer valores mobiliários, futuros, opções, moedas e swap ou produtos de investimento. A Hedgepoint Commodities LLC (“HPC”), uma entidade de propriedade integral do HPGM, é uma Introducing Broker e um membro registrado do National Futures Association. A negociação de futuros, opções, moedas e swap envolve riscos significativos de perdas e pode não ser adequado para todos os investidores. Performance anterior não é necessariamente indicativo de resultados no futuro. Os clientes da Hedgepoint devem confiar em seu próprio julgamento independente e em consultores externos antes de entrar em qualquer transação que seja introduzida pela empresa. A HPGM e seus associados expressamente não se responsabiliza por qualquer uso das informações contidas neste documento que resulte direta ou indiretamente em danos ou prejuízos de qualquer tipo. Em caso de questionamentos não resolvidos por nossa equipe de atendimento ao cliente (client.services@hedgepointglobal.com), contate nosso canal de ombudsman interno (ombudsman@hedgepointglobal.com) ou 0800-878 8408/ouvidoria@hedgepointglobal.com (somente para clientes no Brasil).
Fale conosco
-
hedgepointhub.support@hedgepointglobal.com
-
hedgepointhub.ouvidoria@hedgepointglobal.com
-
Rua Funchal, 418, 18º andar - Vila Olímpia São Paulo, SP, Brasil