Sep 10 / Victor Arduin

Mudança nas taxas de juros podem criar espaço para mais crescimento na Ásia em 2025

🠔 Voltar para página principal do blog

Mudança nas taxas de juros podem criar espaço para mais crescimento na Ásia em 2025

  • Os mercados emergentes, principalmente na região Ásia-Pacífico, devem se beneficiar da flexibilização da política monetária dos EUA, com países como as Filipinas e a China já tendo reduzido as suas taxas de juros.
  • A China pode expandir ainda mais sua política monetária para estimular o consumo e o investimento domésticos, já que enfrenta desafios para atingir sua meta de crescimento de 5% este ano.
  • As condições favoráveis do mercado e as políticas monetárias dovish estão criando espaço para mais crescimento nos próximos meses, o que pode levar a uma perspectiva mais favorável para as commodities em 2025.
  • Entretanto, há riscos de alta para o dólar. Nos EUA, um déficit público elevado, combinado com possíveis cortes de impostos no próximo ano, pode induzir prêmios maiores para os rendimentos do Tesouro dos EUA, trazendo apreciação para o dólar.

Introdução

Nas últimas semanas, observamos um enfraquecimento do dólar, conforme representado pelo DXY, que acumulou uma queda de 4% no trimestre. Não apenas o provável corte da taxa de juros nos EUA está afetando o dólar americano, mas os fundamentos também favoreceram a valorização de outras moedas, como o franco suíço e o iene japonês.

Nesse contexto, as economias da Ásia estão ganhando relevância, vendo agora um ambiente mais favorável para o crescimento em 2025. A inflação em vários países está convergindo para as metas, enquanto as moedas de muitas nações estão se valorizando. Como resultado, poderemos ver um aumento na demanda por commodities em 2025, embora algumas delas, como o petróleo, tenham fundamentos específicos de mercado que poderiam apagar os ganhos do ambiente macroeconômico melhor.


No relatório de hoje, discutiremos como os bancos centrais da Ásia estão cortando as taxas de juros e o impacto disso no mercado de commodities para 2025.

Figura 1: Meta dos Fed Funds dos EUA em relação ao DXY

Fonte: Refinitiv

Figura 2:  Taxas de Inflação de Países na Ásia (%)

Fonte: Refinitiv

Moedas asiáticas tem espaço para se fortalecer em 2024

Os mercados emergentes estão prontos para se beneficiar da flexibilização da política monetária dos EUA, o que pode abrir caminho para cortes nas taxas de juros em muitos países. Como a inflação na região da Ásia-Pacífico continua recuando, aumenta a probabilidade de novas reduções nas taxas de juros em muitos países. As Filipinas assumiram a liderança entre os bancos centrais asiáticos, seguindo o Banco Popular da China (PBOC), ao reduzir sua taxa de juros em 25 pontos-base no mês passado.

A China poderia implementar outra expansão de sua política monetária, já que está se tornando cada vez mais difícil para o país atingir sua meta de crescimento de 5% contando apenas com o aumento das exportações e da produção industrial. Com uma forte desaceleração no setor imobiliário, o país precisa de mais consumo interno, para o qual um ambiente de taxas de juros mais baixas pode estimular tanto o investimento quanto o consumo.

Enquanto isso, o Japão se destaca como um importante banco central com uma política monetária divergente na região, já que vem aumentando as taxas de juros para combater a inflação que ultrapassou sua meta de 2%. Embora seja plausível um novo aumento das taxas, o mercado deve estar preparado para tais movimentos, ao contrário do aumento surpresa em agosto, que levou a uma forte desvalorização em países emergentes como o Brasil e o México.
Figura 3: Moedas asiáticas em relação ao dólar (a.a. %)

Fonte: Refinitiv

Perspectiva para commodities melhora para 2025

As condições favoráveis do mercado criaram oportunidades para que as moedas asiáticas se valorizassem em relação ao ano anterior. Essa valorização, combinada com o aumento do poder de compra e o crescimento econômico impulsionado por políticas monetárias dovish, pode promover um ambiente favorável para as commodities em 2025.

É importante considerar que há riscos no mercado. O enfraquecimento do dólar ocorrerá, mas será gradual e não linear. Após os cortes nas taxas de juros nos EUA, o mercado pode reagir aos dados macroeconômicos com aversão ao risco. O alto déficit público nos EUA, especialmente em um cenário de cortes de impostos no próximo ano, pode levar a rendimentos mais altos dos títulos do Tesouro dos EUA, o que daria suporte ao dólar.

Apesar da melhora, vários países ainda enfrentam o risco de aumento da inflação, como a Índia, que está sob pressão significativa dos preços dos alimentos. Isso pode aumentar a cautela dos bancos centrais da região, levando-os a optar por um ritmo mais lento de redução das taxas de juros e, consequentemente, a um crescimento menor no próximo ano.
Figura 4: Var. Trimestral do PIB na Ásia (ex. Japão) (%)

Fonte: Bloomberg

Em Resumo

A mudança na política monetária dos EUA está abrindo caminho para cortes nas taxas de juros na Ásia, com alguns países já iniciando esse processo. O fato de as Filipinas, que cortaram as taxas em agosto, não terem sofrido uma desvalorização significativa da moeda serve de incentivo para que outros países da região sigam o exemplo.

A China, que sofreu pressões deflacionárias nos últimos meses, vem adotando medidas de estímulo monetário para fortalecer sua economia. É possível que o país faça novos ajustes em suas taxas de juros para atingir sua meta de crescimento de 5%.

Ainda, nesse contexto, várias moedas asiáticas estão se valorizando em relação ao dólar, o que aumenta o poder de compra desses países e pode levar ao aumento da demanda por commodities, principalmente as agrícolas.

Entretanto, espera-se que o enfraquecimento do dólar seja gradual e não linear, o que significa que provavelmente também veremos períodos de valorização do dólar.

Relatório Semanal — Macro

Escrito por Victor Arduin
victor.arduin@hedgepointglobal.com

Revisado por Livea Coda
livea.coda@hedgepointglobal.com

www.hedgepointglobal.com

Aviso legal

Este documento foi preparado pela Hedgepoint Global Markets LLC e suas afiliadas (“HPGM”) exclusivamente com fins informativos e instrucionais, não tendo o propósito de estabelecer obrigações ou compromissos à terceiros, nem a intenção de promover uma oferta, ou solicitação de oferta de compra ou venda de quaisquer valores mobiliários, futuros, opções, moedas e swap ou produtos de investimento. A Hedgepoint Commodities LLC (“HPC”), uma entidade de propriedade integral do HPGM, é uma Introducing Broker e um membro registrado do National Futures Association. A negociação de futuros, opções, moedas e swap envolve riscos significativos de perdas e pode não ser adequado para todos os investidores. Performance anterior não é necessariamente indicativo de resultados no futuro. Os clientes da Hedgepoint devem confiar em seu próprio julgamento independente e em consultores externos antes de entrar em qualquer transação que seja introduzida pela empresa. A HPGM e seus associados expressamente não se responsabiliza por qualquer uso das informações contidas neste documento que resulte direta ou indiretamente em danos ou prejuízos de qualquer tipo. Em caso de questionamentos não resolvidos por nossa equipe de atendimento ao cliente (client.services@hedgepointglobal.com), contate nosso canal de ombudsman interno (ombudsman@hedgepointglobal.com) ou 0800-878 8408/ouvidoria@hedgepointglobal.com (somente para clientes no Brasil).

Para acessar esse relatório, você precisa ser um assinante.