Oct 23 / Ignacio Espinola

Brasil: safras de soja e milho 24/25

*   A previsão do tempo para as próximas semanas mostra chuvas tão necessárias que ajudarão os agricultores a acelerar o ritmo de plantio e garantir o potencial da safra.

*   Os números do USDA e da CONAB mostram uma safra promissora para o milho e muito boa para a soja.

Cenário Atual

O andamento do plantio brasileiro foi atrasado nas últimas semanas devido ao clima seco que complicou o período de plantio da safra verão de milho e soja. A previsão meteorológica para as próximas semanas mostra algumas chuvas muito necessárias que ajudarão os agricultores a aumentar o ritmo de plantio e a recuperar o atraso na colheita. Relatório de clima

Embora o período de plantio tenha sido adiado, os números do USDA e da CONAB mostram uma safra promissora de milho e muito boa de soja.

Atualização sobre soja

Na semana passada, a Conab divulgou seus números 24/25 para soja com expectativa de produção em 166 M tons, 12,67% a mais em relação aos 147,4 M tons da safra 23/24. Essas 166 M tons seriam a maior safra de todos os tempos para o Brasil, deixando para trás a safra recorde de 154,6 M tons em 22/23.

Esse número recorde é explicado pelo aumento da área plantada em 2,8%, para 47,33 M ha e pelo aumento de produtividade de 9,6%, passando de 3,2 ton/ha para 3,5 ton/ha. Também temos que levar em consideração que este aumento na área é o menor reportado nos últimos seis anos o que pode refletir a baixa expectativa em relação aos preços para o próximo ano.

O progresso da safra brasileira neste ano é de apenas 17% plantado, enquanto no ano passado estávamos em 29%. Progresso de Safra

A falta de umidade devido ao tempo seco atrasou o período de plantio da soja e também do milho. As chuvas esperadas trazem mais umidade para um solo muito seco, o que será uma boa oportunidade para avanço do plantio. Em relação aos preços, parece que esta atualização da Conab não afetou o mercado futuro considerando que o número do USDA é muito semelhante, com apenas +3 M tons a mais, ou 169 M tons para a produção brasileira. Além disso, durante o mês de outubro, houve apenas 2 dias em que CBOT fechou com variação de alta, o que mostra claramente uma tendência de baixa em termos de preços. Finalmente, comparando a situação dos fundos com os últimos meses, parece que o mercado está retornando ao intervalo médio de 5 anos, o que normalmente se traduz numa posição próxima de zero ou mesmo longa para o mercado de grãos nesta altura do ano.

Posição dos fundos de soja

Fonte: Refinitiv  COT


Brasil Soja WASDE + Conab 24/25

Fonte: WASDE - CONAB


Atualização sobre milho

A atualização da Conab trouxe um número de produção de milho no Brasil em 119,7 M tons, 4 M tons a mais em relação ao ano anterior, mas ainda longe da safra recorde de 22/23 de 131,9 M tons. Comparando esse número com o do WASDE, parece que a Conab está sendo conservadora em sua leitura, já que o USDA apresenta 127 M tons, 8 M tons a mais que a Conab.

O principal fator para o aumento da Conab vem da produtividade, que foi ajustada de 5,49 ton/ha para 5,7 ton/ha e a área plantada teve um pequeno aumento, de 20 M ha para 21 M ha.

Também temos que levar em consideração que a safra brasileira de milho tem três fases distintas. A segunda etapa, chamada Safrinha, representa cerca de 80% de toda a produção do país. A Conab espera uma Safrina de 94,6 M tons, 4,4 M tons a mais em relação à safra anterior. Como o milho de inverno é semeado depois da safra da soja, pode-se dizer que as expectativas vão depender muito do que finalmente acontecer do lado da soja.

O ritmo de progresso de safra está em 53% de milho plantado no verão, 10% atrás dos números do ano passado. Embora o ritmo não tenha sido grande este ano em relação ao anterior devido à falta de umidade, as chuvas atuais e da próxima semana trarão esperança para os agricultores conseguirem plantar na janela.

Além disso, ainda é muito cedo para poder dizer se haverá algum problema de rendimento e qualidade ou não. Houve ano em que o atraso no plantio foi muito benéfico para a cultura, como aconteceu na temporada passada, onde as culturas plantadas na região centro-norte do país foram beneficiadas.

Quando se trata de preços, não parece que os números da Conab tenham criado qualquer expectativa nem interesse no mercado futuro do milho que pudesse indicar que o mercado já havia precificado a safra brasileira nesses volumes.

Posição dos fundos de milho

Fonte: Reuters - Hedgepoint


Brasil Milho WASDE + Conab 24/25

Source: Conab - USDA - Hedgepoint

Escrito por Ignacio Espinola
ignacio.espinola@hedgepointglobal.com

Revisado por Thaís Italiani
thais.italiani@hedgepointglobal.com

www.hedgepointglobal.com

Aviso legal

“Este documento foi preparado pela Hedgepoint Global Markets LLC e suas afiliadas (“HPGM”) exclusivamente com fins informativos e instrucionais, não tendo o propósito de estabelecer obrigações ou compromissos à terceiros, nem a intenção de promover uma oferta, ou solicitação de oferta de compra ou venda de quaisquer valores mobiliários, futuros, opções, moedas e swap ou produtos de investimento. A Hedgepoint Commodities LLC (“HPC”), uma entidade de propriedade integral do HPGM, é uma Introducing Broker e um membro registrado do National Futures Association. A negociação de futuros, opções, moedas e swap envolve riscos significativos de perdas e pode não ser adequado para todos os investidores. Performance anterior não é necessariamente indicativo de resultados no futuro. Os clientes da Hedgepoint devem confiar em seu próprio julgamento independente e em consultores externos antes de entrar em qualquer transação que seja introduzida pela empresa. A HPGM e seus associados expressamente não se responsabiliza por qualquer uso das informações contidas neste documento que resulte direta ou indiretamente em danos ou prejuízos de qualquer tipo. Em caso de questionamentos não resolvidos por nossa equipe de atendimento ao cliente (client.services@hedgepointglobal.com), contate nosso canal de ombudsman interno (ombudsman@hedgepointglobal.com) ou 0800-878 8408/ouvidoria@hedgepointglobal.com (somente para clientes no Brasil).”

Para acessar esse relatório, você precisa ser um assinante.