Jun 12 / Alef Dias e Ignacio Espinola

Relatório Mensal Pós-WASDE - 2024 06 12

🠔 Voltar para página principal do blog
"Comentários sobre os resultados do relatório do USDA."

Soja: USDA confirma pequena correção nos Estoques Finais

Soja Mundo – Estoque Final (M mt)

Fonte: USDA, Bloomberg, Hedgepoint

O balanço de oferta e demanda de soja de 24/25 não apresentou grandes surpresas. Na América do Sul, o USDA ajustou a safra 23/24 do Brasil com uma redução de 1M mt, deixando um número final de 153M mt, que está na parte alta da faixa esperada, 149-154. Na Argentina, o relatório ficou inalterado em 50M mt, em linha com as expectativas do mercado.
Para os EUA, o relatório mostra um número maior de estoques iniciais e finais, 12,1M mt da safra 24/25. A razão por trás desse aumento são os estoques iniciais maiores devido a uma redução nas exportações da safra velha.
Finalmente, na visão global, o USDA ajustou os estoques finais para 127,9M mt, uma redução de apenas 0,6M mt.


Você pode checar os principais números do WASDE aqui

Milho: sem grandes mudanças

Milho Brasil – Produção (M mt)

Fonte: USDA, Bloomberg, Hedgepoint

O USDA não alterou o número de produção da Argentina, deixando-o em 53M mt, contra 46,5M mt esperados pelos agentes locais. Parece que o USDA não está levando em consideração os danos que a doença da chicharrita causou na safra argentina.
No lado brasileiro, o número de produção permanece em 122M mt, o que é maior do que o último número da CONAB, 116M mt. Esta semana teremos um novo relatório da CONAB, no qual deveremos ter uma atualização na produção.
O USDA mostra que a safra ucraniana é de 27M mt, o que contrasta com o Departamento de Agricultura da Ucrânia, que informou recentemente que espera uma produção de milho de 25,5M mt no ciclo 24/25. Esse relatório mostra um cenário confortável para o milho em todo o mundo. Não devemos ver grandes ajustes no mercado após essa publicação. Contudo, cabe observar que ainda estamos sob o mercado climático dos EUA, portanto, pode haver algumas mudanças importantes se algo acontecer com o clima.


Você pode checar os principais números do WASDE aqui

Trigo: Um relatório baixista, apesar dos cortes da Rússia

Trigo Mundo - Estoque Final (M mt)

Fonte: USDA, Bloomberg, Hedgepoint

Como esperado, foi um WASDE agitado para o trigo. O principal destaque foram os cortes na produção russa, que foi um grande ajuste (-5M mt, para 83M mt) dado o padrão do USDA, mas o número final ainda está acima da maioria das estimativas privadas (nossa estimativa é de 79,2M mt). A Ucrânia e a UE também contribuíram para um corte total de 5,7M mt na produção global em 24/25.
Na Ucrânia, a produção foi reduzida em 1,5M mt, para 19,5M mt, devido às condições climáticas quentes e secas. A previsão da UE foi reduzida em 1,5M mt, para 130,5M mt, depois que o tempo úmido prolongado na França resultou em uma menor Janela de desenvolvimento dos grãos e reduziu o potencial de produção.
No entanto, outros ajustes contribuíram para um relatório baixista no final do dia. Os estoques finais para a temporada 23/24 aumentaram em 1,8M mt, enquanto o consumo global foi reduzido em 4,3M mt, para 798M mt, principalmente devido ao menor uso de ração e residual na UE, Rússia e Ucrânia. À medida que os suprimentos globais diminuem e os preços aumentam, o trigo para uso em rações está se tornando menos competitivo em alguns países. Consequentemente, os estoques finais mundiais para o ano comercial 24/25 foram reduzidos em 1,3M mt, para 252,3M mt, contra uma estimativa de mercado de 251M mt, levando a uma reação baixista dos mercados após o relatório.
No entanto, os números dos EUA trouxeram alguns resultados levemente altistas. Em primeiro lugar, a produção não foi aumentada tanto quanto o mercado estava esperando (51M mt vs. 51.2M mt). Em segundo lugar, a previsão de exportação foi aumentada em 0.68M mt para 21,8M mt, já que se espera que os preços do trigo dos EUA sejam cada vez mais competitivos com a redução dos suprimentos exportáveis do Mar Negro. Consequentemente, os estoques finais dos EUA para 24/25 foram reduzidos em 0,22M mt, enquanto o mercado esperava um aumento de 0,37M mt.


Legenda dos Gráficos

Report Semanal — Grãos

Escrito por Alef Dias
alef.dias@hedgepointglobal.com

Escrito por Ignacio Espinola
ignacio.espinola@hedgepointglobal.com

www.hedgepointglobal.com

Aviso legal

Este documento foi preparado pela hEDGEpoint Global Markets LLC e suas afiliadas (‘HPGM”) de forma exclusiva para fins informativos e instrutivos, sem a finalidade de instituir obrigações ou compromisso com terceiros, bem como, não pretende promover oferta, ou solicitação de oferta, de venda ou compra relativos a quaisquer valores mobiliários ou produtos de investimento. A HPGM e seus associados se eximem expressamente de qualquer uso das informações aqui contidas, que derivem prejuízos ou danos de forma direta ou indireta de qualquer espécie. Em caso de dúvidas não resolvidas na primeira instância de contato com o cliente (client.services@hedgepointglobal.com), entre em contato com nosso canal interno de ouvidoria (ouvidoria@hedgepointglobal.com) ou 0800-878-8408 (somente para clientes no Brasil).

Para acessar esse relatório, você precisa ser um assinante.