Dec 16 / Lívea Coda

O trader baixista pode assumir o volante

🠔 Voltar para página principal do blog
"Na semana passada, os preços do açúcar foram corrigidos devido a vários fatores. A Tailândia iniciou sua temporada de moagem em 6 de dezembro, produzindo 193kt de açúcar nos primeiros 7 dias, com uma melhor produtividade. No entanto, em 10 de dezembro, o Escritório de Normas de Produtos Agrícolas da China (AGDA) suspendeu as importações de xarope, mistura de açúcar e pré-mistura de açúcar em pó da Tailândia devido a preocupações sanitárias." 

O trader baixista pode assumir o volante

  • Os preços do açúcar caíram na semana passada devido a vários fatores, incluindo a melhora da produtividade e no ritmo de produção da Tailândia.

  • Em 10 de dezembro, o Escritório de Normas de Produtos Agrícolas da China (AGDA) suspendeu as importações de xarope, mistura de açúcar e pré-mistura de açúcar em pó da Tailândia devido a preocupações sanitárias.

  • Essa suspensão significa que cerca de 1 Mt de exportações de açúcar da Tailândia precisarão encontrar novos mercados.

  • A colheita da China está apresentando resultados excepcionais, reduzindo a necessidade de importações, com um aumento de 53% na produção até o final de novembro.

  • A Indonésia está tomando medidas para se tornar autossuficiente em termos de alimentos até 2027, incluindo a proibição de importações de açúcar para consumo a partir de 2025, enquanto deve manter as importações de açúcar bruto em 3,4 Mt.

Os preços do açúcar foram corrigidos na semana passada, devido a algumas notícias interessantes. Enquanto fornecedores importantes como a Índia, conforme discutido no relatório anterior (link), viram suas colheitas acelerarem, outros começaram e apresentam resultados bastante saudáveis. A Tailândia iniciou sua moagem em 6 de dezembro. Nos primeiros sete dias, o país produziu 193kt de açúcar a partir de 2,7Mt de cana, o que representa 0,1% a mais do que na primeira semana da temporada 23/24. A produtividade, por sua vez, já apresenta melhora, de 64,8 kg de açúcar por tonelada de cana no ano passado para 70,8 kg/t nesta temporada. Entretanto, a notícia mais interessante da região não se refere apenas ao bom ritmo.

Figura 1: Preços do açúcar bruto (Usc/lb)

Fonte: Refinitiv, Hedgepoint

É bem conhecido e discutido no mercado que a Tailândia deve se recuperar. No entanto, na terça-feira, 10 de dezembro, o Escritório de Normas de Produtos Agrícolas da China (AGDA) suspendeu as importações de xarope, mistura de açúcar e pré-mistura de açúcar em pó da Tailândia devido a preocupações sanitárias. Antes que a China possa confirmar, avaliar e eliminar os possíveis riscos à segurança alimentar dessas empresas (como excesso de microrganismos, adulteração ou mistura de pós), ela suspenderá as declarações alfandegárias e as importações desses produtos de açúcar.

Figura 2: Balanço de açúcar - Tailândia (Mt Dez-Nov)

Fonte: Thai Sugar Millers, Sugarzone, Hedgepoint

Isso significa que dos 2,3 milhões de toneladas de açúcar adicionais disponíveis na Tailândia, cujas exportações devem aumentar de 5,3 milhões de toneladas para 7,7 milhões de toneladas, cerca de 1 milhão de toneladas está ficando sem destino. Na última temporada, a China importou 2,1 milhões de toneladas de xarope, mistura de açúcar e pré-mistura de açúcar em pó, o que equivale a cerca de 1,6 milhão de toneladas de açúcar.

Esse açúcar extra precisará encontrar destino em outro lugar, ainda mais que a colheita da China está em pleno andamento e apresentando resultados excepcionais. No final de novembro, a China produziu 1,37 milhão de toneladas, um aumento de 53% em relação ao ano passado, dando suporte as expectativas de mais de 11 milhões de toneladas para a produção de açúcar, reduzindo sua necessidade de importações. Em outubro, a China importou apenas 540kt, em comparação com 920kt no ano passado.

Essa notícia, combinada com um relatório baixista da Unica, empurrou os preços para abaixo do suporte de 21 c/lb, e não seria surpreendente ver os fundos mudando para uma posição líquida vendida no próximo relatório da CFTC. Embora ainda vejamos algum déficit para o 1T/25, a maior produção do Centro Sul e a demanda lenta podem impedir um avanço dos preços.

Figura 3: Total de importações - China ('000t - incluindo xarope e contrabando estimado)

Fontes: CSA, Refinitiv, Green Pool, GSMM, Hedgepoint

O relatório da Unica apresentou um excelente resultado para a segunda quinzena de novembro. Embora o total do mês ainda esteja 1 milhão de toneladas abaixo da média de 10 anos, com 36,8 milhões de toneladas em comparação com 37,8 milhões de toneladas, a moagem acumulada já ultrapassou a marca de 600 milhões de toneladas. Nossa estimativa inicial era mais otimista do que a média do mercado, em 610 Mt, mas esse resultado nos surpreendeu, levando a uma revisão para 616,5 Mt. Isso sugere que o mercado pode estar excessivamente pessimista com sua previsão média de 590 Mt para 25/26.

Embora ainda seja muito cedo para fazer uma projeção precisa, já que estamos apenas nos aproximando do início do verão, alguns fatores, como os incêndios e a seca de 2024, podem afetar a produtividade. No entanto, considerando os resultados de 24/25 e as expectativas revisadas, pode ser prudente interpretar esses fatores com cautele, e até com algum grau de ceticismo. Atualmente, estimamos 600 milhões de toneladas, mas se as chuvas de verão forem excelentes, há potencial para um aumento para pelo menos 620 milhões de toneladas, o que tornaria os fluxos comerciais muito menos preocupantes. Alguns destinos podem adiar suas compras, esperando para ver se os preços se corrigem ainda mais, o que poderia aliviar o déficit do 1T/25 ao adiar a demanda.

Figura 4: Colheita quinzenal de cana-de-açúcar nas usinas do Centro Sul (M ton)

Fonte: UNICA, Hedgepoint


A Indonésia, por exemplo, está tomando medidas para se tornar autossuficiente em alimentos até 2027, incluindo a proibição da importação de açúcar para consumo a partir de 2025, cuja quantidade total não está clara. No entanto, o país poderá continuar importando 3,4 milhões de toneladas de açúcar bruto. Normalmente, a Indonésia importa cerca de 5 milhões de toneladas de açúcar, sendo cerca de 95% de açúcar bruto e o restante de açúcar branco. A maior parte das importações de açúcar bruto da Indonésia provém do Brasil. O país pode optar por aguardar a próxima safra brasileira antes de liberar quotas de importação adicionais, dependendo de seus estoques. Isso é especialmente relevante, pois um funcionário do governo anunciou que, em 2024, a Indonésia deverá produzir 2,4 milhões de toneladas de açúcar, aumentando para 2,6 milhões de toneladas em 2025, o que reduzirá sua necessidade de importações.

Figura 5: Posição líquida especulativa (mil lotes)

Fonte: CFTC, Hedgepoint

Em resumo

Na semana passada, os preços do açúcar foram corrigidos devido a vários fatores. A Tailândia iniciou sua temporada de moagem em 6 de dezembro, produzindo 193kt de açúcar nos primeiros 7 dias, com uma melhor produtividade. No entanto, em 10 de dezembro, o Escritório de Normas de Produtos Agrícolas da China (AGDA) suspendeu as importações de xarope, mistura de açúcar e pré-mistura de açúcar em pó da Tailândia devido a preocupações sanitárias. Isso significa que cerca de 1 milhão de toneladas das exportações adicionais de açúcar da Tailândia precisarão encontrar novos mercados. Enquanto isso, a colheita da China está apresentando resultados excepcionais, reduzindo sua necessidade de importações. Essa notícia, combinada com um relatório baixista da Unica, empurrou os preços para abaixo do suporte de 21 c/lb. Os passos da Indonésia em direção à autossuficiência alimentar até 2027, incluindo a proibição das importações de açúcar para consumo a partir de 2025, também contribuíram para a dinâmica do mercado durante a semana.

Relatório Semanal — Açúcar

Escrito por: Lívea Coda

livea.coda@hedgepointglobal.com

Revisado por: Laleska Moda

laleska.moda@hedgepointglobal.com

www.hedgepointglobal.com

Aviso legal

Este documento foi preparado pela Hedgepoint Global Markets LLC e suas afiliadas (“HPGM”) exclusivamente com fins informativos e instrucionais, não tendo o propósito de estabelecer obrigações ou compromissos à terceiros, nem a intenção de promover uma oferta, ou solicitação de oferta de compra ou venda de quaisquer valores mobiliários, futuros, opções, moedas e swap ou produtos de investimento. A Hedgepoint Commodities LLC (“HPC”), uma entidade de propriedade integral do HPGM, é uma Introducing Broker e um membro registrado do National Futures Association. A negociação de futuros, opções, moedas e swap envolve riscos significativos de perdas e pode não ser adequado para todos os investidores. Performance anterior não é necessariamente indicativo de resultados no futuro. Os clientes da Hedgepoint devem confiar em seu próprio julgamento independente e em consultores externos antes de entrar em qualquer transação que seja introduzida pela empresa. A HPGM e seus associados expressamente não se responsabiliza por qualquer uso das informações contidas neste documento que resulte direta ou indiretamente em danos ou prejuízos de qualquer tipo. Em caso de questionamentos não resolvidos por nossa equipe de atendimento ao cliente (client.services@hedgepointglobal.com), contate nosso canal de ombudsman interno (ombudsman@hedgepointglobal.com) ou 0800-878 8408/ouvidoria@hedgepointglobal.com (somente para clientes no Brasil)

Para acessar esse relatório, você precisa ser um assinante.